Skip to content

63ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRDO

A primeira reunião de Presbitério ocorreu na Igreja primitiva, conforme registrado em Atos capítulo 15, quando por ocasião de um problema teológico, provocado pelos judaizantes que ensinavam aos irmãos que se eles não se circundassem, segundo o costume de Moisés, eles não poderiam ser salvos. Essa era a questão, essa era a problemática, e os apóstolos e os presbíteros da Igreja (pastores que fizeram a sucessão apostólica), se reuniram para examinar a questão, até que, segundo o versículo 28 em diante de Atos 15 o Concílio chega a uma conclusão: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós….”.
No sistema presbiteriano, temos um governo representativo, à semelhança do que vimos no texto de Atos 15, somos uma Igreja pastoreada por concílios, sendo o primeiro deles, o Conselho da Igreja, depois temos o presbitério, que supervisiona igrejas de uma micro região, depois temos
o Sínodo que supervisiona os presbitérios de uma macro região, e por fim, o Supremo Concílio que supervisiona a Igreja Nacional.
No Mato Grosso do Sul temos um Sínodo, o Sínodo Mato Grosso do Sul (SMS) e ele possui 3 presbitérios jurisdicionados, o Presbitério de Campo Grande (PCGE), Presbitério de Dourados (PRDO) e o Presbitério do Pantanal (PPAN). O Presbitério de Dourados (PRDO), esteve reunido nos dias 23 e 24 de fevereiro na IP Dourados, para sua 63ª Reunião Ordinária, reunião esta da mais alta importância para nosso Concílio.
Somos 29 pastores, sendo 5 jubilados, 2 ministros de licença, 2 capelães, um capelão escolar e um capelão hospitalar. Somos 12 Igrejas organizadas e 2 Congregações Presbiteriais (congregações que não foram ainda organizadas em Igrejas) na cidade de Deodápolis e Glória de Dourados.
A nova mesa do Concílio para 2024 foi eleita na sexta-feira após o culto de abertura da reunião e ficou assim constituída: Presidente: Rev. Gustavo Fengler (Pr. Auxiliar da IP Dourados em Caarapó); Vice-presidente: Rev. Davi Wallace de Oliveira Francisco (Pr. Auxiliar da IP Filadélfia em Naviraí); Secretário Executivo: Rev. Vinícius Rosa Ribeiro (Pr. Auxiliar da IP Dourados); 1º Secretário: Presb. Gustavo Martins Brufatto (IP Filadélfia; 2º Secretário: Rev. Izaias Moreira da Cunha (Pastor Titular da IP Filadélfia) e Tesoureiro: Rev. Melquisedeque Figueiredo Nascimento (Pastor Titular da IP Itaporã).
A reunião transcorreu na mais perfeita harmonia e percebeu-se a urgência de um despertamento das Igrejas para o crescimento numérico do Presbitério que não teve crescimento, um despertamento de atividades evangelísticas e de trabalho árduo para que o Reino de Deus possa crescer em nossa região.
Oremos pelas Igrejas do nosso Presbitério, oremos pelos pastores, pelos conselhos locais, para que o Senhor ministre um tempo novo de crescimento e avivamento de sua obra em nossas Igrejas.
Nossa Igreja para a glória do Senhor teve crescimento em 2023, tivemos um avanço, mas podemos avançar mais, a começar de nossa Igreja, vamos trabalhar este ano para vermos a IP Filadélfia crescer e recebermos novos membros através da Profissão de Fé e do Batismo. Se envolva, trabalhe, evangelize, testemunhe, vamos unir nossas forças para que sejamos instrumentos de Deus para o avanço de nossa Igreja como referência e modelo em nossa cidade assim como foi a Igreja de Tessalônica.
O que você pode fazer pela sua Igreja este ano? Ore, pense e trabalhe em nome de Jesus. Vamos em frente.
Pr. Izaias Cunha