1. Elas promovem relacionamentos íntimos e uma comunidade integral (Atos 2.42) O primeiro e um dos mais valiosos benefícios das FONTES que nós queremos elencar é: por meio das Fontes, portas para novos relacionamentos de amizade, companheirismo e comunhão são escancaradas. Isso acontece por vários motivos: constrói amizades; aproxima as pessoas umas das outras; as pessoas se abrem, reconhecem as necessidades uns dos outros e ajudam a atendê-las.
2. Elas fornecem uma introdução confortável para os ainda descrentes à fé cristã (Atos 2.47) Convidar pessoas diretamente para o sermão de domingo pode não ser a melhor forma de evangelismo, considerando a dimensão do culto, o qual pode assustar e trazer um certo desconforto inicial, dependendo da pessoa. Ao invés disso, convidar alguém para uma reunião de pequeno grupo fornece não só uma maneira de envolver diretamente a pessoa em uma comunidade de cristãos de uma forma agradável.
3.Fornecem uma maneira ideal de cuidar das necessidades das pessoas dentro da igreja (Atos 2.45) É inviável, além de ser relativamente impossível, o pastor de uma igreja acompanhar individualmente cada membro à medida que a igreja cresce. Quando um membro em um pequeno grupo está com algum problema, seja ele de caráter financeiro, emocional, espiritual, social etc., é muito mais fácil para os demais membros acolherem-no e fornecerem a ele toda ajuda necessária.
4. Possibilitam a prática de orações focadas uns nos outros (Tiago 5.16) Cada uma das pessoas presentes pode reservar alguns minutos para contar aos outros sobre seus desafios ou preocupações particulares. Então, toda a Fonte pode tirar um minuto para orar por ele.
5. Proporcionam uma atmosfera de confiança (Atos 2.46) As casas são lugares confortáveis onde as pessoas podem se abrir, ouvir, aprender e crescer.
Assim, um ambiente de confiança e amor ao próximo é gerado, pois, diferentemente do caráter formal dos cultos e das celebrações grandes da igreja, as Fontes possuem um caráter majoritariamente informal e aconchegante.
6. Permitem a edificação mútua entre os cristãos (Atos 2.42) Todo cristão deve ministrar a outros cristãos com seus dons. Edificar é um verbo, e, portanto, requer uma ação.
7. Ajudam a cultivar a liderança dentro da igreja Para que uma Fonte funcione, é necessário haver um líder. É ele quem irá guiar a Fonte em sua
execução saudável, motivar todos os membros e treinar novos líderes em potencial. Dessa forma, podemos concluir que os pequenos grupos oferecem oportunidades para o desenvolvimento de liderança dentro da igreja.
8. Impulsionam o crescimento da igreja (Atos 2.47) As Fontes são uma arma poderosa de igrejas que crescem. Considerando que elas possibilitam
um discipulado próximo, um ensino eficaz, o desenvolvimento de relacionamentos sólidos e uma visão ampliada do Reino de Deus, todos os membros acabam por serem motivados ao crescimento.
Rev. Izaias Cunha