Skip to content

VAMOS DAR GRAÇAS?

Para a maioria esmagadora dos brasileiros, a última quinta-feira, dia 24/11, foi um dia importante apenas pela estreia da nossa seleção na Copa do Mundo do Catar. Contudo, para além das comemorações com a Copa do Mundo, a quinta-feira passada também foi o dia de celebrar o Dia de Ações de Graças. Este que é um dos mais, ou o mais, popular feriado dos Estados Unidos da América, começa a ganhar mais e mais adeptos no Brasil, especialmente entre as igrejas evangélicas, que costumam fazer cultos especiais, inclusive com arrecadação de brinquedos, roupas e outros itens com o objetivo de servir aos mais necessitados.

No cerne da comemoração do Dia de Ações de Graças está o fato de que, diferente daqueles que não possuem um compromisso com Cristo, o povo de Deus sabe que toda boa dádiva e todo dom perfeito possuem uma única fonte: o nosso bom Deus. (ver Tg 1.17). Sendo assim, a gratidão não deve ser uma atitude excepcional do povo Deus, mas parte ordinária e orgânica no cotidiano dos crentes em Jesus Cristo. A pergunta é: você tem sido uma pessoa grata diante de Deus?

Certa vez, enquanto caminhava pela região entre a Samaria e a Galileia, no caminho para Jerusalém, o Senhor Jesus ouviu, ao longe, os gritos de 10 homens que clamavam por cura, já que eram leprosos. Como é costume nos evangelhos, vemos a misericórdia de Cristo atuando em favor daqueles homens. Ele ordenou que, conforme o costume judeu daqueles dias, os homens fossem até aos sacerdotes. Enquanto iam, reparam que sua carne fora reestabelecida e eles ficaram completamente curados. Será que todos ficaram gratos ao Senhor Jesus pela cura? Sinceramente, eu acredito que sim. Quem, em sã consciência, receberia uma cura milagrosa e não ficaria grato? Contudo, eles deram graças ao Senhor Jesus? Eles expressaram a sua gratidão a Jesus? O texto bíblico nos diz que não! Na verdade, dos 10 leprosos curados, apenas 1 voltou para dar graças a Jesus. Veja, portanto, que a questão não é apenas sobre ter um senso de gratidão no coração pela graça recebida, mas é a expressão de gratidão diante de Jesus Cristo. O texto termina com Jesus admirado do fato de que apenas um voltou para “dar glória a Deus” e reconhecendo a fé daquele que voltara para dar graças a Deus (ver Lc 17.11-19).

Com este breve relato do evangelho de Lucas, gostaria de desafiá-lo a, como o título sugere, dar graças a Deus. Não duvido que você seja grato a Deus pelas incontáveis bênçãos recebidas. Todavia, pode ser que você esteja falhando em expressar a sua gratidão diante de Deus e dos homens. Não basta apenas trazer um sentimento no coração, mas é necessário externá-lo e torná-lo público. Seja grato! Expresse tua gratidão a Deus com atitudes e palavras. Demonstre com a tua vida que você é grato por todo o bem que Ele tem feito a você. Todos nós, independentemente das circunstâncias que enfrentamos, temos razões de sobra para vivermos com mais variadas expressões de gratidão. Seja grato! Não permita que as próprias bênçãos de Deus te roubem de Deus. Seja grato! Compartilhe com aqueles que estão ao teu redor a alegria de viver em Cristo. Seja grato! E lembre-se que uma vida de gratidão, de manifestação de gratidão a Deus, é mais do que um chamado, mas uma ordem para o povo de Deus.

 Concluo esta breve pastoral com um dos versos mais claros e bonitos da Bíblia sobre a gratidão, sobre as ações de graças: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus. 1Ts 5.18” Vamos dar graças?

 

 

Pr. Davi Wallace