Quando falamos em férias, pensamos nas merecidas férias escolares e do trabalho. É o tempo em podemos passear e descansar tranquilos, desfrutando do que é nosso direito.
Mas, quando começamos a sondar o meio cristão, flagramos o que é inadmissível; há muitos cristãos tirando férias erradas:
> Férias das orações;
> Férias da leitura bíblica;
> Férias dos cultos e da Escola Dominical;
> Férias da comunhão com os irmãos;
> Férias do vigiar;
> Férias na entrega dos dízimos e das ofertas;
> Férias em perdoar…
Enfim, férias do trabalho na seara do Senhor. E podem até argumentar: “A própria Bíblia diz que há tempo para tudo. Agora é o meu tempo de descanso”.
Quando tiramos esse tipo de férias, é sabido que estamos colocando o pecado em atividade. E qual o salário a receber? A Bíblia diz que “o salário do pecado é a morte” (Rm. 6.23), e que será o último inimigo a ser vencido (1 Co. 15:26), mas “graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co. 15:17); e diz que devemos ser “firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor,
o nosso trabalho não é vão” (1 Co. 15:58).
Em algum momento, encontramos na Bíblia que devemos tirar férias do amado Deus e do serviço cristão.
Se você está tirando essas férias, pare e reflita nos seguintes versículos:
· “Orai sem cessar” (1 Ts. 5:17).
· “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se
envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm. 2:15). Isso requer de nós leitura
diária da Palavra.
· “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns…” (Hb. 10:25).
· “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Salmo 133:1)
· “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pe. 5:8).
· “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas” (Ml. 3:8).
Para você que está se sentindo cansado e desanimado com sua vida espiritual, Deus tem uma saída – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre o vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt. 11:28,29).
O verdadeiro descanso não é encontrado em um tempo de férias, que é direito de todo trabalhador e deve acontecer, mas o verdadeiro descanso, a paz e a tranquilidade interior encontram-se no andar progressivo, em comunhão com Jesus, o que é percebido em nosso viver, dia a dia, entre as pessoas.
Não tire férias de Jesus, dê suas férias ao Senhor, e as demais coisas lhe serão acrescentadas. Este mês de janeiro, estou lendo todo o Novo Testamento. Vamos juntos?
São 260 capítulos. Se ler 9 capítulos por dia, você chega lá. Jesus te abençoe e vamos em frente!
Rev. Izaias Moreira da Cunha
Pr. Izaias Cunha