Skip to content

VELÓRIO DO CRENTE – NO TEMPLO OU NA CAPELA?

Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Sl. 116.15)

 

Já faz alguns anos que venho pensando seriamente a respeito do assunto em epígrafe. Sei que é um assunto delicado, sensível, mas penso que precisamos olhar para essas realidades e trazer uma orientação para a Igreja.

A questão da morte é muito complexa, envolve a opinião dos filhos, pais, irmãos, tios, avós, toda a família e isso sem falar nos agregados, e numa hora dessas, todo mundo tem uma opinião diferente.

Que precisamos dar ao corpo humano, mesmo após a morte, todo respeito e decência, não resta dúvida, seja no templo ou seja na capela, mas sobre a pergunta de muitas pessoas a esse respeito, sobre o local adequado para velar o corpo do crente em Jesus, pela experiência ministerial e de vida cristã, cheguei a algumas conclusões e me atrevo aqui compartilhá-las.

 

  1. A CASA DE DEUS É O LUGAR MAIS AMADO PELO CRENTE EM JESUS. O Salmista no Salmo 84.10 ele diz: “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”. Ler o Salmo 84 é ter um encontro com essa realidade de que o crente ama a casa de Deus, a presença de Deus e estar no culto é desfrutar do que disse o salmista no salmo 16.11: “na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”. Ainda o Salmista no salmo 122.1 diz: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”. A casa de Deus é um lugar amado pelo crente, um ambiente em que ele tem prazer de estar, e sendo assim, concluo esta primeira questão dizendo que na hora final da vida, o lugar mais apropriado para o crente que sempre amou a Igreja, é terminar sua carreira cristã na Igreja.

 

  1. O VELÓRIO NA CASA DE DEUS É O LUGAR ONDE TESTEMUNHAMOS DE CRISTO. Você já parou para pensar que muitas pessoas com as quais você se relacionou na sua vida, ou talvez pessoas que nem te conheceram tão bem, nunca entraram dentro de uma Igreja evangélica? Já parou para pensar que essa talvez, seria uma grande oportunidade para que essas pessoas sejam evangelizadas? O velório na Igreja tem um caráter solene, as pessoas neste ambiente estão mais preparadas para ouvir com mais atenção a respeito do evangelho de nosso Senhor Jesus. Existe, devido ao ambiente do templo uma reverência natural que as pessoas demonstram só pelo fato de estarem na Igreja, que naturalmente vai produzir um quebrantamento espontâneo. O velório na igreja, portanto, em segundo lugar, torna-se numa grande oportunidade de evangelização, levarmos pessoas à Igreja que nunca iriam de uma outra forma para ouvir de Jesus.

 

  1. O VELÓRIO NA CASA DE DEUS É UM AMBIENTE PREPARADO. O velório na Igreja tem toda uma estrutura, temos o piano, os hinos, o louvor, a música preparada, o conforto para as pessoas acompanharem o ato solene, um ambiente climatizado, acomoda a todos muito bem, tem uma estrutura que recebe bem melhor aqueles que estão chegando para o último adeus àquela pessoa que partiu para estar com Cristo. Por outro lado, se você já foi numa capela, o ambiente é horrível, muitos outros velórios acontecendo no mesmo ambiente e horário, as pessoas estão em pé, não tem lugar para todos, muitas vezes é quente, o pastor não consegue falar com todo mundo, muitas pessoas ficam dispersas e conversando a respeito de tudo, e assim perdemos uma grande chance de fazer com que a Palavra de Deus tenha um impacto maior na vida das pessoas, que muitas vezes nem ouvirão nada a respeito de Jesus.

 

Eu elenquei aqui apenas três razões principais e espero ter ajudado com estas respostas. Minha preferência e opinião, é que o crente que ama Jesus e sua Igreja, seja velado na Igreja e assim prestará um grande serviço ao reino de Deus, mesmo morto, ainda falará, ainda será um instrumento para a evangelização das pessoas sem Cristo que estarão ali para ouvir sobre a eternidade com Jesus.

Jesus te abençoe e vamos em frente!

Pr. Izaias Cunha