Skip to content

“… O VALOR DA VOSSA FÉ… ”

“Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo” (1ª Pedro 1.7)

 

Qual é o valor da sua fé? Essa é uma questão extremamente relevante. É necessário pensar e refletir a respeito. Não podemos viver a vida cristã como dito na música popular: “deixa a vida me levar, vida leva eu”. É preciso avaliar nossa caminhada e o valor que damos à nossa fé.

Pedro, ao escrever sua carta está exatamente tratando dessa perspectiva. Perceba que só é possível quantificar isso, na medida em que nossa fé é testada e fé que não foi provada pode ser fé verdadeira, mas é certamente uma fé pequena e pode permanecer diminuta por tanto tempo que já não é mais testada.

Veja que a fé nunca prospera tão bem como quando todas as coisas estão contra ela: tempestades são suas treinadoras, não se assuste e nem se amedronte. Quando a calmaria reina no mar, ainda que você estenda as velas, o navio não se moverá para seu porto; pois em um oceano inativo o barco dorme também. Mas deixe os ventos soprarem uivando e as ondas se erguerem e, então, ainda que a embarcação se agite, que seu deque seja lavado pelas ondas e seu mastro ranja sob a pressão da navegação forte, será neste momento que ela seguirá em direção a seu desejado ancoradouro.

Nenhuma estrela cintila tão nitidamente como aquelas que resplandecem no céu polar; nenhuma água tem sabor tão doce como a que emerge na areia do deserto, e nenhuma fé é tão preciosa como aquela que vive e triunfa na adversidade. A fé provada traz experiência.

Você nunca teria acreditado na própria fraqueza se não fosse compelido a passar pelos rios e jamais conheceria a força de Deus se não fosse sustentado nas águas da enchente.

A fé aumenta em solidez, confiança e intensidade à medida que é mais exercitada na tribulação. A fé é preciosa e o fato de ser testada também o é.

Entretanto, que isso não desencoraje aqueles que são novos na fé. Você terá lutas suficientes sem precisar buscá-las. A porção plena será calculada para você no momento certo. Enquanto isso, se você ainda não pode requerer o resultado de longa experiência, agradeça a Deus pela graça que tem; louve-o pelo grau de confiança santa que você obteve, caminhe conforme essa regra e terá mais e mais da benção de Deus, até que sua fé remova montanhas e subjugue impossibilidades.

Jesus te abençoe, não temas, siga em frente, olhando para o autor e consumador da nossa fé que é Jesus. A fé dos discípulos cresceu na adversidade, nas tormentas, nas perdas, nas provações e tribulações, e assim será com você, porque Jesus prometeu que estará conosco todos os dias, até a consumação dos séculos, até os momentos que achamos ser impossíveis.

Com carinho e em oração por você,

                                                                                                                                                                                                                                     Pr. Izaias Cunha.