Skip to content

Família, projeto de Deus

FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS!

Gênesis 1.26; 2.7,21-24

Este mês de maio é um tempo especial para celebrarmos a família. A família é um projeto de Deus, ao criar o homem e a mulher segundo a sua imagem, o Senhor deixou claro a necessidade que todo ser humano tem de vivermos em um lar, à semelhança do que acontece na Trindade, a relação entre o Pai, Filho e Espírito Santo, a unidade e comunhão entre as três Pessoas, nos revelam este caráter especial da família, um ambiente de comunhão, amor, unidade e alegria.

Viver em família nunca foi e nunca será uma tarefa fácil. Somos pessoas distintas, com personalidades diferentes, gostos e preferências diferentes, pecadores que vivem debaixo do mesmo teto, e por isso, temos essa dinâmica preciosa de crescer e aprender, primeiro em casa, a viver em sociedade, a termos comunhão uns com os outros. Por isso, quero deixar algumas dicas práticas pra você nestes dias, exercite alguns hábitos que poderão salvar seu casamento e sua família:

  1. SEJA PACIENTE: somos impacientes por natureza, mas precisamos exercitar essa virtude dia a dia em nossas relações familiares. Você esperou 9 meses para nascer. Aprenda a esperar, ser paciente em relação ao cônjuge, não espere mudanças radicais, conte até 10 e busque aquietar seu coração quando estiver com raiva ou com impaciência (Salmo 40.1), a espera é uma experiência comum da nossa fé (Rm. 12.12) – “Sede pacientes na tribulação”.
  2. SEJA FLEXÍVEL: Cuidado para não ser radical demais. Não é 8 nem 80, precisamos de um meio termo. O aço que é usado na indústria naval para construção dos navios é um aço flexível. Os navios não podem ser construídos pelo ferro comum, se enverga, quebra. No caso do aço naval, ele suporta certos movimentos sem romper. Assim deve ser nossa caminhada familiar, o radicalismo sempre vai levar a atitudes extremas que podem levar uma família à ruína (Rm. 12.16).
  3. APRENDA A DIALOGAR: Uma boa conversa ajuda de mais da conta. Olho no olho, com amor e brandura, conversar faz bem para a alma e para o coração. Precisamos aprender a conversar em casa e sanar as dúvidas, abrir o coração, falar de nossas dores, medos e preocupações, isso sem falar de que precisamos aprender a falar do nosso amor, que amamos o cônjuge e nossos filhos. O poder das palavras nos relacionamentos são eficazes. Usemos sem medo de errar. Abençoe sempre sua família (Rm. 12.14) como Paulo nos diz: “… abençoai e não amaldiçoeis”.
  4. LEVE A VIDA MAIS LEVE: Porque carregamos tantas cargas emocionais pesadas em nossos relacionamentos? Descanse, relaxe, não faça questão das pequenas coisas. Brigamos por pouca coisa. Brigamos por coisas materiais, somos implicantes, enjoados mesmo. Portanto, meu irmão, vamos em frente e seja mais alegre, agradecido, mais leve, ria mais, brinque mais, divirta-se mais, a vida é muito curta para sermos ranzinzas, amargurados e carrancudos (Rm. 12.9-10).
  5. BUSQUE MAIS A DEUS: em último lugar e não menos importante, leve sua família para a presença de Deus, traga pra Igreja, Escola Dominical, ore mais, leia mais a Bíblia, siga a Cristo, consagre sua família a Jesus. Uma família rendida a Cristo tem muito mais chances de ser bem sucedida (Salmo 115.14).

Estamos com uma programação especial neste mês de maio. Vamos juntos conosco. Aproveite as ministrações, participe dos trabalhos. Acompanhe as informações no boletim e nas redes sociais o que estamos preparando com carinho para abençoar sua família. Vamos juntos.

Pr. Izaias Cunha