A liderança que Deus usa
Tito 1:5-9
Hoje, estaremos consagrando nossa liderança no trabalho que Deus nos reservou em sua obra. Queremos que todos os líderes de nossa igreja sejam poderosamente usados por Deus em suas funções e em suas áreas de atuação. Por isso, quero destacar algumas marcas dessa liderança:
A liderança que Deus usa:
- TEM UM GRANDE PROPÓSITO NA VIDA:
João Batista foi chamado para ser o precursor do Messias. Através dele veio a Palavra de Deus. Um homem insignificante, humanamente falando, que se encontrava num lugar sem importância, um deserto. Não realizou nenhum milagre, não organizou uma Igreja, um seminário, um ministério pessoal, não gravou um CD, mas, foi o maior de todos os profetas. Não houve profeta maior do que João Batista. Tudo porque Ele teve um grande propósito na vida. A liderança que Deus quer usar precisa viver os propósitos de Deus.
- ESTÁ À DISPOSIÇÃO DE DEUS:
O profeta Isaias quando chamado por Deus, disse: “Eis-me aqui! Envia-me a mim”. Essa deve ser a atitude daquele que deseja ser usado por Deus, estar à disposição do Senhor. Ele precisa estar preparado para ser usado por Deus. Quando Deus chama, temos que obedecer e segui-lo dispostos a renunciar nossa própria vida. Um mordomo sabe bem quem é e está à disposição do seu senhor– já prevê que um dia terá de abandonar o primeiro plano e abrir mão de algo.
- PREVALECE NA ORAÇÃO:
O apóstolo Paulo escrevendo aos Tessalonicenses disse: “Orai sem cessar”. O homem que Deus usa está em constante sintonia com Deus através da oração. Para estarmos em pé diante dos homens, precisamos estar de joelhos diante de Deus. O homem que Deus usa prevalece na oração. A rainha Vitória da Inglaterra falando a respeito de John Knox disse: “Eu não tenho medo de nenhum exército, mas tenho medo de John Knox quando está de joelhos diante de Deus”.
- TEM UMA MENSAGEM VITAL PARA UM MUNDO PERDIDO:
A mensagem mais poderosa e mais importante do mundo está nas mãos da Igreja. A liderança que Deus usa sabe usar essa mensagem de uma forma atual e contemporânea, alcançando o coração do homem sem Deus. A liderança que Deus usa está constantemente interessada em compartilhar dessa mensagem que é capaz de transformar esse mundo perdido.
- É UMA LIDERANÇA DE FÉ:
“Sem fé é impossível agradar a Deus”. A liderança que Deus usa precisa ser uma liderança que crê no poder de Deus, que acredita num Deus que pode todas as coisas. Que desenvolve sua fé num Deus que vive e reina. A liderança que Deus usa precisa ser uma liderança pra frente, positiva, pró ativa, resolutiva, que acredita em mudanças, que vidas podem ser transformadas, que corações endurecidos podem ser quebrantados, que a família tem jeito com Jesus, que esse mundo tem jeito com Jesus.
- TRABALHA COM UNÇÃO E AUTORIDADE:
A liderança que Deus usa não pode ser uma liderança sem autoridade. Ele precisa viver o que prega. Precisa haver coerência e sintonia das palavras com a vida. Não podemos desprezar o poder de um testemunho. John Stott já dizia que a vida ministro é o seu ministério, ou seja, se a vida não tem coerência com o ministério, não existe ministério. Jesus era respeitado por que tinha autoridade. Essa coisa de ensinar o que não se vive de verdade é uma tolice.
A liderança que Deus usa é uma liderança que luta para preservar sua autoridade. Precisamos de uma liderança com autoridade para exercer o ministério em nossa Igreja.
Pr. Izaias Cunha