A família no período de Quarentena
Todos nós já devemos estar saturados com esta palavra que segundo o levantamento de dados do Google Trends, recurso que apresenta os principais termos pesquisados por continentes, países e estados, “quarentena” foi a palavra que os brasileiros mais buscaram no Google, frente ao crescimento exponencial de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil.
Sendo assim, imagino que muitos de nós, se não todos, devem estar com os nervos à flor da pele nestes dias em que nossa agenda, nossa rotina e nossos planos foram virados de cabeça para baixo diante desta pandemia.
Mudanças ocorrendo a todo instante, mudanças que mexem com nossa rotina, que afetam os empregos, a estabilidade da economia global, e a economia familiar, fechando muitas empresas e negócios que até pouco tempo iam bem, e jamais imaginariam estar numa situação como essa.
Diante desse quadro caótico e nunca imaginado antes nesta geração, com uma forte ênfase do #fiqueemcasa, estamos vendo famílias se atrapalhando nos relacionamentos, o Stress causando fissuras e desgastes nas relações familiares, a inquietação diante de uma situação que parece não querer se alterar trazendo desânimo e depressão. O que fazer? Seguem algumas dicas:
- FAÇA DA PANDEMIA UMA OPORTUNIDADE PARA EXERCITAR SUA PACIÊNCIA
Essa é uma das virtudes mais necessárias neste momento a serem cultivadas. Nossa inquietação e ansiedade não vai mudar absolutamente em nada nossa situação. Vamos pedir graça da parte de Deus para que consigamos em meio a tudo isso sermos pacientes em tudo.
- FAÇA DA PANDEMIA UMA OPORTUNIDADE PARA EXERCITAR SUA CRIATIVIDADE
Existem muitas coisas que podemos fazer, pequenas atitudes que podem mudar o ânimo dentro de casa. Sejamos criativos, pensemos juntos, em família, no que se pode fazer para que nosso tempo de quarentena passe de forma mais criativa possível. Use sua imaginação, não se acomode. Lembre-se de que Pedro na sua primeira carta cap. 3.7 disse para os maridos: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar”, e isso significa arrumar alguma coisa que está quebrada em casa, trocar uma lâmpada, limpar os lustres da casa, ajudar na faxina, cortar a grama, lavar a louça, isso é viver a vida comum do lar, vamos nos mexer e nos mobilizar.
III. FAÇA DA PANDEMIA UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO
De crescimento na família, na vida pessoal, lendo a Bíblia ou um livro que abençoe sua vida e de sua família, de fazer um curso on-line (existem aos borbotões por aí), buscar a Deus em oração, de envolver sua família nas transmissões pela internet dos nossos cultos. Pedro ainda na sua primeira carta cap. 3.7 disse que os maridos devem ter consideração para com a esposa como parte mais frágil, tratando-a com dignidade, e isso é crescimento no trato de uns para com os outros, crescer no amor, no respeito mútuo, rogando a Deus domínio próprio e direção para que crescer como marido, como pai, como esposa e crescer como filho.
CONCLUSÃO: Veja esse cenário como oportunidades. Não desanime, não murmure, não reclame, vamos agradecer a Deus por tudo. Vamos nos mobilizar para aproveitar tudo isso para crescer, para exercitar a paciência, a criatividade e diversas virtudes que possam nos abençoar como família.
Pr. Izaias Cunha