Skip to content

A RAZÃO DE NÃO PROSPERARMOS

“Fez Josafá navios de Társis, para irem a Ofir em busca de ouro; porém não foram, porque os navios se quebraram em Eziom Geber” 1 REIS 22:49

Os navios de Salomão voltaram em segurança, mas os barcos de Josafá nunca chegaram à terra do ouro.

A providência prospera um e frustra o desejo do outro na mesma questão e no mesmo lugar, contudo, o Grande Soberano é tão bom e sábio em um tempo como no outro.

Hoje, ao nos lembrarmos deste texto, que possamos ter a graça de bendizer ao Senhor pelos barcos quebrados em Eziom-Geber, assim como pelos navios fretados com bênçãos temporais; que não invejemos os que têm mais sucesso, nem chorar por nossas perdas como se estivéssemos sendo especialmente testados. Como Josafá, sejamos especiais aos olhos do Senhor, embora nossos planos acabem em desapontamento.

O motivo secreto da perda de Josafá também é digno de atenção, uma vez que é o caminho de boa parte do sofrimento do povo do Senhor; foi sua aliança com uma família pecadora, sua amizade com pecadores. Em 2 Crônicas, a Bíblia relata que o Senhor enviou um profeta para declarar: “Porquanto te aliaste com Acazias, o SENHOR destruiu as tuas obras” (20:37). Foi um castigo paterno que, aparentemente, se tornou uma bênção para ele, já que no versículo seguinte de nossa leitura, o encontramos recusando-se a permitir que seus servos navegassem nos mesmos barcos com aqueles do rei malvado. Deus queria que a experiência de Josafá fosse um alerta para o restante do povo do Senhor, para que evitassem o jugo desigual com os incrédulos!

Uma vida infeliz é normalmente o que acontece àqueles que se unem em matrimônio, ou em qualquer outra forma que escolham, com homens do mundo. Por amor a Jesus, que sejamos santos, inocentes, imaculados e separados dos pecadores; pois se assim não for conosco, podemos esperar escutar muitas vezes, “O SENHOR destruiu as tuas obras”.

Pr. Izaias Cunha