Skip to content

A SANITIFICAÇÃO

A santificação começa na regeneração. O Espírito de Deus verte no homem este novo princípio de vida pelo qual ele se torna “uma nova criatura em Cristo Jesus”.
Esta obra, que começa no novo nascimento, é exercida de duas maneiras – mortificação, pela qual fazemos morrer nossa natureza terrena, carnal, subjugamos nossos desejos carnais na força e no poder do Espírito Santo, e vivificação, pela qual a vida que Deus colocou em nós torna-se uma fonte de águas jorrando para a vida eterna.
Isto é exercido todos os dias no que é chamado de “perseverança”, por meio da qual o cristão é conservado e mantido em um estado gracioso de modo a abundar em boas obras para o louvor e a glória de Deus; e culmina ou chega à perfeição, em “glória”, quando a alma, sendo inteiramente expiada, é tomada para habitar com seres santos à destra da Majestade, nas alturas.
Mas mesmo que o Espírito de Deus seja o autor da santificação, há, no entanto, uma intervenção que não deve ser esquecida. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” disse Jesus. As passagens das Escrituras que provam que o instrumento de nossa santificação é a Palavra de Deus são muitas. O Espírito de Deus traz às nossas mentes os preceitos e as doutrinas da verdade e os aplica com poder. Estes chegam aos
ouvidos e são recebidos no coração; trabalham em nós o querer e o efetuar segundo a boa vontade de Deus.
A verdade que é a Palavra de Deus, é o santificador, e se não ouvirmos ou lermos a verdade, não cresceremos em santificação. Só progredimos no viver conforme progredimos na compreensão sã da Palavra de Deus. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Com relação a um erro, não diga: “é simplesmente uma questão de opinião”. Nenhum homem que tolera um erro de opinião escapa de, cedo ou tarde, tolerar um erro na prática. Apegue-se firmemente à verdade da Palavra de Deus, pois em fazê-lo você será santificado pelo Espírito de Deus.
Que Deus nos preserve firmes em sua presença, seguindo firmes na santificação de nossas almas para vermos o Senhor. Jesus te abençoe e tenha coragem para avançar nessa área.
Pr. Izaias Cunha