“Aceitando a Vontade de Deus”
Jonas 1.3: “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR”. Para quem conhece a história de Jonas e a sua relação com os ninivitas pode até achar razoável o fato dele fugir para Társis. Realmente ele não queria ver os inimigos recebendo uma mensagem de graça e misericórdia, antes, esperava ansiosamente pelo tempo do juízo de Deus contra aqueles que tanto mal fizeram ao seu povo.
Contudo, em muitas ocasiões, somos levados a entender que os planos de Deus podem ser diferentes dos nossos e, em diversas vezes, é exatamente isso que vemos. Deus queria levar a sua misericórdia até Nínive, e Jonas era o canal escolhido pelo Senhor para levar esta mensagem. Ele então, conhecendo o Senhor e, curiosamente, temendo que ele transformasse o coração daquele povo, resolve fugir da presença do Altíssimo.
Pode ser que, em determinados momentos, já esclarecidos pelas Escrituras de alguns aspectos da vontade revelada de Deus e, sabendo que ela pode diferir da nossa, queiramos fugir. Contudo, devemos recordar que é absolutamente inútil, além de tremendamente irresponsável não querer aceitar o que Deus nos revela em sua Palavra. Não conhecemos a sua mente e, portanto, não temos o direito de questionar, como se fossemos melhores do que Ele. Cabe a nós apenas ouvir a sua voz e seguir suas orientações. Essa postura evitará muitos dissabores e nos trará segurança e paz, o que aliás, Jonas não viveu. Considere esta história como um desafio para que vivamos sempre em submissão ao Senhor em toda e qualquer situação.