Skip to content

Ano Novo – Esperança renovada

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm. 3.21)

Todas as vezes que temos a chance de recomeçar isso renova nossa esperança. Nós, seres humanos, temos uma inclinação natural para o desânimo, para a murmuração, uma auto estima baixa e uma tendência natural para duvidar de que somos capazes, contudo, ao mesmo tempo, sempre que temos uma oportunidade de recomeçar e reconstruir, o ser humano também tem uma capacidade extraordinária de recuperação.
Isso aconteceu com Adão e Eva no Jardim do Éden. Eles pecaram e arrastaram toda humanidade junto, mas, foram capazes de recomeçar debaixo da misericórdia de Deus. Assim foi com Davi, mesmo diante de tantos reveses na vida, foi um homem resiliente, capaz de renovar sua esperança em Deus e reconstruir sua história. Assim o foi com os profetas que viveram antes de nós, com a nação de Israel, com os apóstolos e a Igreja primitiva.
É da gênesis do Evangelho crer que podemos recomeçar, que vidas podem ser transformadas, que sua situação por pior que possa parecer não precisa ser assim para sempre, que algo novo pode acontecer, a partir de você mesmo, de mudanças que você pode promover, mudanças de hábito, de caráter, de ânimo e motivação, como também algo sobrenatural pode acontecer e mudar tudo, porque Deus é um Deus que pode intervir na história humana e mudar radicalmente nossas vidas.
O texto epigrafado nesta pastoral nos fala de trazer à memória o que nos pode dar esperança. Ao iniciarmos o novo ano, encha-se de esperança em Deus, que tudo pode mudar, que não existe nada tão bom que não possa ficar melhor e não existe nada tão ruim que não possa melhorar. Lembre-se de que o primeiro Adão desobedeceu, ele é o nosso descendente que nos trouxe a morte, mas Jesus é o segundo Adão que nos trouxe a vida. Lembre-se do amor de Deus por você, por todos os que creem. Lembre-se de que sua vida não precisa continuar do jeito que está.
Aproveite o momento em que todos nós iniciamos uma nova jornada e renove sua esperança, jogue fora todo lixo emocional, todo entulho da alma que você vem guardando e que vem trazendo um peso e um fardo para sua jornada. Viva uma vida mais leve, perdoe seus inimigos, ame mais as pessoas mais próximas e expresse seu amor a elas. Não guarde rancor ou mágoas, não guarde e não fique remoendo coisas que não vão renovar sua esperança. Lembre-se de Cristo Jesus ressuscitado de entre os mortos. Lembre-se de que sua vida pode, deve e que vai mudar. Lembre-se das coisas que podem renovar sua fé, sua esperança, sua auto estima e sua motivação.
Levante a cabeça, olhe para Jesus, aproveite o novo, o ano novo, as novas oportunidades e seja um crente melhor, um cônjuge melhor, um filho (a) melhor, seja um melhor patrão, um melhor funcionário, busque esperança no Eterno, que Ele vai cuidar de você e lhe dar um ano novo rica e poderosamente abençoado.
Vamos em frente!!!