Skip to content

Confia no Senhor, espera nele, e o mais ele fará

Confia no Senhor, espera nele, e o mais ele fará

“Vivemos numa época em que esperamos que tudo seja consertável. Há um penetrante ar de otimismo pragmático em nossa sociedade, nascido de uma geração mergulhada na noção de que, se todas as manhãs, você apenas repetir o ditado “Em todos os sentidos, todos os dias, estou ficando melhor e melhor”, você certamente ficará. Se seus dentes não são retos, a ortodontia irá endireitá-los. Se você não gosta do seu corpo, tente cirurgia estética. Se seu trabalho é frustrante, procure nos anúncios dos classificados novas oportunidades que atinjam seu potencial. Se você não consegue ficar com sua esposa, escolha uma diferente. Seja qual for o seu problema, fomos treinados para acreditar que alguém lá fora tem as respostas que irá consertá-lo.

Isso é verdade em uma escala nacional e global, assim como na escala pessoal. Se o problema é aquecimento global, ou pobreza mundial, ou governos ditatoriais e opressivos, pensamos que podemos consertar. Talvez não tenhamos as soluções para todos os problemas do mundo ainda, mas dê-nos mais alguns anos e certamente as descobriremos. Essa atitude é igualmente predominante nos dois lados do espectro político: políticos liberais geralmente pensam que um pouco mais de dinheiro e intervenção do governo resolverá os problemas do mundo, enquanto os conservadores pensam que um pouco mais de capitalismo e liberdade pessoal farão a mágica. A ideia de que o mal é intratável e poderoso, com raízes profundas e garras afiadas e que nenhuma quantidade de educação, ativismo ou reforma democrática irá eliminá-lo é distintivamente contracultural.

A mesma atitude de otimismo pragmático afetou as igrejas evangélicas. Encorajados por cristãos bem-intencionados e comitês de ação política cristãs, também temos que acreditar que tudo o que está quebrado pode ser consertado. Apenas compre esse livro, vote nesses políticos, venha a esses encontros ou faça essas orações e tudo ficará bem. Você também pode ser magro, saudável e sem pecado em seis semanas, se seguir esses passos simples. Reduzimos nossa santificação e vitória espiritual a técnicas que aprendemos e dominamos, quase como uma tacada de golfe. Portanto, se você ainda não alcançou a perfeição, há algo evidentemente errado em você!

Isto é claramente sua culpa por não tirar vantagem de todas as fontes disponíveis a você em sua livraria cristã local. Você precisa seguir conforme o programa!

A vida real, contudo, nem sempre bate com nossa teoria…” Daniel 𝙸𝚊𝚗 𝙳𝚞𝚐𝚞𝚒𝚍: 𝙵é 𝚚𝚞𝚎 𝚙𝚊𝚜𝚜𝚊 𝚙𝚎𝚕𝚊 𝚊𝚍𝚟𝚎𝚛𝚜𝚒𝚍𝚊𝚍𝚎, 𝚙. 𝟸𝟶𝟾.

Que Deus nos dê a graça de sermos um povo crente no Senhor Jesus que procura viver uma vida, não de respostas rápidas e instantâneas, mas constantes e perseverantes no Senhor, aguardando sempre nEle, certos de que no tempo dEle, as coisas haverão de acontecer. Esse ano tem sido um ano difícil, atípico, as pessoas estão descompensadas e muitas mudanças acontecendo na vida daqueles que não conseguem esperar no Senhor. Seja paciente e vamos seguindo em frente. Deus te abençoe.