“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”. I Coríntios 1.18
A República da Croácia esta localizada no leste europeu, na região dos Balcãs, é banhado pelo Mar Adriático e faz fronteira com Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Hungria e Eslovênia.
Conhecida como terra dos dálmatas e da gravata, popular por suas paisagens cinematográficas e construções medievais cheias de histórias, a Croácia é uma nação forte, vencedora de inúmeras guerras, formada por gente acolhedora, amável, prestativa, nacionalista e orgulhosa da história do país. Os croatas são conservadores, prezam pelas tradições e valorizam as relações familiares.
O país é pequeno em suas dimensões territoriais, tem população de 3,9 milhões de pessoas e 40% delas moram na zona rural. O sistema de governo é a república parlamentarista, a língua falada é a Croata, da família Balto-Eslava e tronco Indo Europeu, com escrita latina, a moeda é o Euro. A economia é movida pela indústria, agricultura, extração mineral e turismo.
A religião majoritária é o catolicismo romano (90%) que se funde com a identidade nacional. Os evangélicos são apenas 0,4% da população.
O cristianismo alcançou os Balcãs ainda nos dias do Novo Testamento, na sua segunda carta a Timóteo, Paulo afirma que seu filho espiritual, Tito, estava na Dalmácia: “(…) Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia” Tm 4.10. Catacumbas dos primeiros cristãos foram encontradas sob o monastério ortodoxo sérvio, no Parque Croata de Krka. A tradição local afirma que Tito visitou essa comunidade, e, possivelmente, o próprio Paulo.
Há também marcas vívidas do período do império romano que remetem à presença do cristianismo na região. Na cidade de Pula, existe uma arena, semelhante ao Coliseu, construída pelo imperador Caio Júlio César Otaviano Augusto e ampliada pelo imperador Tito Flávio Vespasiano. As arenas romanas eram usadas, principalmente, para as lutas dos gladiadores e para a morte dos cristãos.
Hoje a Croácia faz parte da lista de 75 países do mundo que tem menos de 2% de evangélicos. E dentre os protestantes, a presença reformada é insipiente, sem uma igreja ou denominação expressiva. Nosso objetivo é apresentar o Evangelho de Cristo de forma inteligível e aplicável às
necessidades do povo. Glorificar a Deus com o plantio de uma igreja reformada saudável na cidade de Zagreb, capital da Croácia.
Oramos para que a igreja brasileira veja a Croácia como um campo vasto e produtivo ao anúncio das boas novas de salvação. E convidamos você a orar por nós e a conhecer melhor o nosso projeto – Instagram: @projetotito e YouTube: Projeto Tito.
Rev. Dantas