Cuidado com a inveja
Romanos 12.15
A experiência tem revelado uma característica muito triste entre os cristãos. Eu me refiro ao “se alegrar com os que se alegram”. Não sabemos o que é isso. A inveja, que deveria ser um sentimento comum e recorrente entre os que não professam a fé cristã, para nossa surpresa, o é também entre os servos de Deus.
A recomendação de Paulo aos Romanos é justamente para tratar dessa prática horrível e detestável, que em tese deveria existir apenas no velho homem e não no novo homem regenerado para uma nova vida em Cristo.
A razão é simples, além de ser um pecado que entristece o coração de Deus, a inveja é um sentimento de olhar malicioso que nos faz quebrar os relacionamentos com as pessoas. Por exemplo: A inveja quebrou o relacionamento dos irmãos de José com ele. Eles deixaram seu irmão perecer num buraco por causa da inveja. (Gn. 37.11) A inveja fez Miriã e Arão quebrarem o relacionamento com Moisés. Eles se iraram porque Deus tinha intimidade profunda com Moisés.
A inveja nos faz ser mesquinhos no relacionamento com o próximo. Ela nos faz desprezar o outro e olhar sempre para nós mesmos. Quantos relacionamentos estão fragmentados hoje porque não sabemos lidar com este sentimento.
A inveja tira a nossa força, impede o nosso crescimento e investimento em causas nobres da vida. Sabem por quê? Porque gastamos tempo com a inveja do que os outros conquistaram, realizaram e somaram para a vida. E esquecemos de olhar para o que Deus nos dá e faz em nós. Salomão afirmou em Provérbios 14:3: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.
Certa vez uma pessoa disse para mim: tenho inveja da sua alegria. Você está sempre com um sorriso no rosto! Eu respondi: ria comigo também!
Cuidado porque a inveja nos consome mesmo. Ela nos faz azedar e secar por dentro. Ela tira a nossa alegria de ver o belo, de contemplar as vitórias dos outros como dádiva de Deus e não como perda para nós.
Cuidado porque a inveja tira a nossa paz para viver feliz com o que recebemos de Deus. Cuidado porque a inveja destrói o coração, amassa a alma e tira a alegria de viver grato por tudo nessa vida! Que Jesus abençoe grandemente sua vida e amada família e que aprendamos a nos alegrar com os que se alegram e não apenas chorar com os que choram.