Depressão – Doença ou Pecado?
O Salmista no salmo 42 está infeliz e perturbado, e por isso nos desabafa nestas palavras dramáticas: “Porque estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. O Salmista aqui está compartilhando sua perturbação, a infelicidade de sua alma, e as circunstâncias que estava atravessando quando escreveu estas palavras. Ele nos diz como enfrenta essa situação e como trata consigo mesmo desse problema. A depressão é considerada a doença do século e todos nós estamos acostumados com a alma conturbada, com o coração conturbado, isso faz parte de nossa humanidade, revela nossa finitude humana, de tal forma que esse problema não escolhe raça, sexo, cor, se é rico, ou pobre, não importa, todos nós somos afetados por este problema. A depressão não tem uma causa específica, inúmeras variantes podem provocar esse problema, contudo, poderíamos dizer que a depressão é pecado? Sim e não. Vamos para algumas possibilidades:
1) Pode ser fruto da incredulidade do nosso coração: A causa básica da depressão é a incredulidade. Por isso o salmista continua dizendo a si mesmo: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei”. Ele volta o seu pensamento para Deus. Por quê? Porque ele estava deprimido, e tinha se esquecido de Deus, de forma que sua fé em Deus e no Seu poder, e sua confiança no relacionamento que tinha com o Senhor, não eram o que deveriam ser. Entregue agora mesmo seu coração a Cristo Jesus, ore dizendo, Jesus entra no meu coração e me liberte dessa tristeza terrível que invade minha alma.
2) A depressão pode ser fruto de uma vida de pecado: A bíblia diz que o salário do pecado é a morte, que o pecado traz tristeza, viver uma vida longe de Deus pode sim trazer sofrimentos terríveis. O salmista Davi falando de uma experiência em que ele desobedeceu a Deus ele disse: “enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” (Salmo 32.3,4). Então, enquanto levava uma vida de desobediência a Deus, a mão de Deus pesava, sua vida enfermou e ele perdeu a alegria. Ainda no Salmo 51.12 a Bíblia diz que Davi, em virtude do seu pecado ele perdeu a alegria da salvação. Já imaginou o que é ter a mão de Deus pesando sobre nossas vidas todos os dias? É possível que você esteja assim, sem alegria, com sua alma abatida e perturbada por causa dos seus pecados, por causa da sua desobediência, mas há esperança para o ferido, para aquele que se arrepende e para aquele que se coloca diante de Deus desejoso de abandonar os seus pecados e viver uma vida que agrade a Deus. Provérbios 28.13 diz: “O que encobre suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
3) Pode ser fruto de um problema de saúde: depois de avaliar se não é a falta de Jesus, ou um estilo de vida pecaminoso ou de desobediência a Deus, quem sabe seu problema não pode ser de fato de saúde? Procure um médico, um especialista, nós tomamos remédio para dor de cabeça, para pressão, coração e tantas outras coisas, por que não, olharmos para essa questão também do aspecto clínico e entendermos que nosso corpo precisa de equilíbrio nesta questão?
Concluindo:
Procure o pastor e/ou converse com alguém de Deus. Mas acima de tudo, você deve falar com seu “eu” interior em vez de permitir que ele fale com você. Assim como o salmista fez perguntando para si mesmo: Por que estás abatida, ó minha alma? Por que está tão desanimada? Você precisa exortar a si mesmo a ter fé em Deus. Não desista, Jesus nunca desistiu de você.