Skip to content

DOMINGO: DIA DA RESSURREIÇÃO

Hoje é Domingo. Louvado seja Deus. Para todos os crentes, em todas as épocas, e em todas as partes do mundo, o Domingo não é um dia qualquer, mas ocupa um lugar destacado na vida e na semana do povo de Deus. Diferente do que algumas pessoas pensam, o Dia do Senhor não foi estabelecido por um imperador romano, mas foi estabelecido pelo próprio Deus. Ora, os quatro evangelistas dão testemunho para nós de que foi no primeiro dia da semana, o Domingo, portanto, que o nosso Senhor Jesus Cristo venceu os grilhões da morte e ressuscitou (Mt 28.1. Mc 16.1-2,Lc 24.1-3, Jo 20.1). Sendo assim, não apenas no Domingo da chamada “semana santa”, mas em todos os Domingos do ano os crentes celebram a vitória de Cristo sobre a morte. Temos, a cada Domingo, a maravilhosa experiência de celebrarmos a ressurreição de Cristo, nos alegrarmos pela viva esperança que temos em
Nosso Redentor e a segurança de que, já que Cristo venceu a morte e, assim, o pecado, nós também podemos experimentar a vitória sobre o pecado. Louvado seja Deus.
Desta feita, considerando esta breve introdução, gostaria de aproveitar este domingo para lembra-lo de algumas lições importantes que a ressurreição de Cristo podem te ensinar, a partir do texto de At 13.30-41. A primeira delas é que a ressurreição de Cristo é a vindicação pública do Pai em relação à obra do Filho. Atos 13.30-33, nos ensina que a ressurreição do Filho, realizada pelo Pai, estava de acordo com as promessas de Deus do AT e confirmam que a obra de Cristo em favor do seu povo foi concluída e recebida pelo Pai. Em segundo lugar, a ressurreição de Cristo é um testemunho público da perfeita santidade do nosso Redentor. Ora, a Bíblia nos ensina que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). A evidência máxima de que todos os homens são pecadores é o fato de que todos os homens experimentarão a morte. Jesus Cristo cometeu algum pecado? Não. Logo, a morte não pôde detê-lo. A ressurreição é evidência inequívoca da santidade completa do nosso Senhor. Esta é, inclusive, a  argumentação do apóstolo Paulo, nos versos 34-36. Por fim, além de ser a vindicação pública do Pai em relação à obra do Filho e ser um atestado da perfeita santidade do Filho, a ressurreição também é o fundamento para o anúncio do perdão e da vitória sobre o pecado. Ao terminar o seu sermão diante das pessoas em Antioquia da Pisídia, o apóstolo Paulo ensinou que era somente por meio de Jesus Cristo que se poderia obter perdão de pecados e reconciliação com o Pai (At 13.38-41). Portanto, alegre-se, a cada Domingo, ao lembrar-se da ressurreição de Cristo. Viva à luz destas verdades eternas e transformadoras. É somente por causa da obra consumada de Cristo que temos perdão para os nossos pecados, podemos experimentar vitória sobre o pecado e uma vida de santidade real e vivemos com a esperança da eternidade com Cristo. Que o Senhor te abençoe ricamente. Em nome de Jesus. Amém!.
Rev. Davi Wallace