Em 2021 – Redirecione o medo!
É bem provável que o ano de 2020 será um daqueles anos que queremos esquecer. Quantas vidas humanas perdidas pela COVID 19. A pandemia trouxe o medo da morte iminente e a insegurança que foram as únicas certezas que tivemos. Muitos foram tomados de pânico, pavor e medo. Percebemos mais uma vez nossa fragilidade humana e a veracidade das Escrituras quando diz que a vida é como um sopro, “[…] tudo passa rapidamente […]” (Sl. 90.10).
Não sei se ele chegou a ir, mas ao final deste ano de 2020 parece que o medo volta a nos assombrar. Os casos de infecção pelo coronavírus saiu do controle mais uma vez e estamos vivendo uma segunda onda. Gente que conhecemos e amamos são atingidas. A proximidade da peste traz muito medo para nossos corações. Pessoas de perto e de longe perderam suas vidas para o vírus. Muitos não têm acesso ao tratamento. Todo esse caos traz o pânico social.
O que dizer para 2021, esse novo ano que avizinha? Estamos há poucos dias de iniciarmos um novo ciclo de nossa história e penso que precisamos redirecionar isso tudo dentro de nós. Como não sentir medo do coronavírus e seus desdobramentos? Desculpa, não sei se irá me entender, mas, quando confrontamos nosso coração com a Bíblia descobrimos que o pânico do vírus é egoísta e destrutivo. Na verdade, o vírus aponta para uma trombeta celestial proclamada dos altos céus pelo nosso Deus. O vírus nos ensina que devemos temer sim, a Deus! O vírus é só um prenúncio, uma ante sala da angústia, do pânico que está preparado para aqueles que teimam em viver longe de Deus.
Faça a sua avaliação pessoal: de quem você tem mais medo hoje, de verdade, do vírus ou de Deus? O fato é que, como nos diz o salmista no salmo 89.48: “Que homem há, que viva e não veja a morte? Ou que livre sua alma das garras do sepulcro?” Que homem há? Ninguém. Todos nós haveremos de encarar e enfrentar a morte. Mas, os que esperam no Senhor podem dizer como Paulo: “[…] Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? […]. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. JESUS VENCEU A MORTE!
O universo está gritando com a humanidade. Mas até nesse momento permanecemos cegos e autocentrados. Pensando só no nosso egoísmo ficamos com muito medo da personalidade errada. Foi Jesus quem disse: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt. 10.28).
Use o medo social a seu favor. Use o medo para se apavorar diante das realidades espirituais. Use o medo de tudo o que você vê para temer ainda mais aquele que você ainda não vê. Pois um dia O verá. Esse medo pode ser uma bênção na sua vida. Esse medo pode te afastar de pecados. Esse medo pode encorajar você a obedecer. Esse medo pode te levar a vencer o seu orgulho.
Então aproveite, aprenda a quem temer de verdade e redirecione o seu medo para ter uma vida mais íntima do Senhor Jesus neste novo ano. Leia mais a bíblia, seja assíduo aos trabalhos da Igreja, desfrute da comunhão com os irmãos, desenvolva um ministério.
O medo das circunstâncias da vida adoece e escraviza suas emoções. O “medo” ou temor (que é o que devemos ter em relação a Deus) do Criador te redireciona para um caminho de vida, paz, de libertação do pecado e de salvação. Vamos em frente, Deus te abençoe e feliz ano novo com Jesus.
Mais uma vez, redirecione o seu medo.
Pr. Izaias Cunha