Skip to content

Entre Reinos

“Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais…” (1 Co 15:40)

Há dois mundos criados: O mundo ESPIRITUAL que os olhos materiais não conseguem enxergar (Ex. os anjos e a morada de Deus- Jo 14:2- ou os céus dos céus- 1 Rs 8:27, ou ainda o terceiro céu -2 Co 12:2) e o mundo FÍSICO que é tudo o que se pode ver (Ex. terra, reino animal, reino vegetal e o homem).

Houve duas rebeliões e, consequente, duas quedas: A rebelião de alguns ANJOS que aconteceu no céu antes das tardes e manhãs (Ap 12:7-9) e a rebelião do  HOMEM que ocorreu no jardim do Éden (Gn 3:1-19). Ha seres espirituais e seres físicos.

Entretanto, o homem é o único ser criado que pertence aos dois mundos: Ele é espiritual, criado à imagem e semelhança de Deus (Gn1:26) e físico, criado do pó da terra (Gn 2:7). Não há como fugir dessa realidade. O Salmista disse: Para onde fugirei do Teu Espírito? (Sl 139:7). Viver apenas na dimensão física, como um ateu, é reduzir-se e se tornar embutrecido e ignorante, um irracional na presença de Deus (Sl 73:22).

Considere que viveremos eternamente. Quando esta casa terrena se desfizer, teremos da parte de Deus um edifício (2Co 5:1), um corpo celestial (1 Co 15:40).

Por causa das duas quedas, o homem está em dupla rebeldia diante de Deus. Fisicamente, apesar de possuir em si a semente da religião, ele adora a criatura em lugar do Criador (Rm 1:25) e espiritualmente, ele está morto em seus delitos e pecados (Ef 2:1).

Considere essas perguntas:

1. Qual é o caminho? “Eu sou o caminho, a verdade é a vida é ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6)

2. Quando deve ser feito? “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.” (Hb 3:7-8).

3. Porque precisa ser agora? “…aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.” (Hb 9:27).

4. O que acontece quando O seguimos? “…ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.” (Mc 19:29-30)

Rev. Jorge Luis Patrocínio