Famílias Abençoadas
Gênesis 26.12 e 29
Como famílias convertidas a Jesus nosso Senhor e como Igreja, precisamos fazer um investimento maciço e pesado nesta instituição estabelecida por Deus que atualmente está sendo vilipendiada, escarnecida e destruída com valores levianos, ímpios e malignos. O texto de Gn. 26.12-29 conta a história de Isaac e sua esposa. E quando a Palavra de Deus
conta a história dos seus protagonistas, dos sucessos e fracassos, ela conta também nossa história. É nesse contexto que quero compartilhar três princípios importantes encontrados na vida de
Isaac e de sua família que precisamos seguir como nosso modelo de um homem que teve uma família abençoada:
1) UMA FAMÍLIAABENÇOADA VIVE ONDE DEUS QUER (v. 2-5)
A terra de Gerar era inóspita, mas, Isaque foi para lá em obediência ao chamado de Deus que disse para que ele não voltasse para o Egito, mas, que ficasse em Gerar. Isso significa dizer que devemos perseverar em nossa vida no lugar onde Deus nos colocou, na família que Ele nos deu. Na vida familiar, muitas coisas acontecem e nessas horas temos que ter coragem de permanecer onde Deus nos colocou, confiar no Senhor e permanecer firmes em seu propósito. Não abandone sua família. Não largue sua família. Permaneça onde Deus o colocou mesmo diante das lutas. Seja firme e perseverante. Não nos precipitemos a abandonar o barco somente por causa de pequenos vazamentos; em vez disso, tiremos a água e mantenhamos o barco flutuando. Continuemos a trabalhar, a lutar, a orar e nos apegar ao nosso Deus.
2) UMA FAMÍLIAABENÇOADA EXPERIMENTAO TEMPO DA ESPERA (17-22)
Isaque é o símbolo da paz nas Escrituras. Ele poderia ter formado um exército para impedir que tomassem os seus poços, mas ele foi um fazedor de paz, exatamente o que Jesus disse que devemos ser: “Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt. 5.9). Queremos tudo muito rápido, soluções rápidas, contudo, na vida da gente tudo tem o tempo de Deus, temos o tempo da espera que pode ser o tempo mais difícil. Uma boa lavoura de café demora de 5 a 6 anos para uma boa colheita. Temos que esperar. Às vezes, é a conversão do filho que demora. Às vezes, pode ser a conversão do cônjuge, precisamos entender o tempo próprio de todas as coisas. Precisamos olhar para a vida dentro uma perspectiva apropriada. A precipitação é o nosso maior erro. Devemos orar e esperar no Senhor, aguardar o tempo da espera.
3) UMA FAMÍLIAABENÇOADAAPRENDE AADMINISTRAR OS PROBLEMAS (V. 32-35)
Agora ele é um homem feliz e abençoado, mas a soberania de Deus nos ensina nos versículos 34 e 35 que famílias abençoadas vão enfrentar problemas. “Amargura de espírito”. O mundo não é cor de rosa, e se for para você, esse não é o mundo real. Enfermidade pode ser uma realidade em nossa vida, a dor dos filhos, desgosto, tristeza para o seu coração. Enfermidade sobre você, preocupação com uma filha ou filho, tudo isso são coisas que podem acontecer em uma família abençoada e aprender a administrar os problemas é uma arte, administrá-los sem desespero, com perseverança e com alegria.