Skip to content

Fato ou Fake? João (8:44)

Fato ou Fake? (João 8:44)

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”
Nos últimos meses que antecederam as eleições gerais que tivemos em nosso país, esse foi o tema que dominou a mídia e as redes sociais.
Num primeiro momento, podemos imaginar que se trata de um assunto novo, contemporâneo e um assunto que envolve os dias modernos, da tecnologia e etc., contudo, esse é um assunto tão antigo, como antigo é o nosso mundo e como antigo é o diabo.
A expressão “Fake News” é um termo usado para denominar contas ou perfis falsos, bem como conteúdos falsos usados na Internet para divulgação de notícias falsas.
Sendo assim, “Fake News” nada mais é do que mentira, calúnia e difamação, pecados estes atribuídos ao diabo que é mentiroso e o pai da mentira, segundo o texto em epígrafe. O Salmista já dizia: “Abomino e detesto a mentira…” (Salmos 119.163).
Portanto, meu irmão, não se enverede por estas sendas tortuosas, elas podem arruinar sua vida. Não pense que por estar atrás de um dispositivo eletrônico você não possa ser visto, ou que você possa falar, ou escrever o que pensa ou o que quer a respeito da vida alheia. Você haverá de ser responsável por cada palavra frívola e mentirosa que disser a respeito de alguém. Mentira alguma jamais procede da verdade.
Paulo, escrevendo sua segunda epístola à Igreja de Corinto enfrentou acusações de produzir Fake News. Teve que se defender diversas vezes de não fazer isso e ser o que é tanto nas cartas que escrevia como pessoalmente. Ele nos exorta em Efésios 4.25: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”.
Cuidado com o impacto do que você fala e escreve nas redes sociais. Seja crente. O justo aborrece a mentira (Pv. 13.5). Aliás, fora do céu ficarão os mentirosos.
É Fato ou Fake? Eu não sei, mas o que sei é que Deus “… destróis os que proferem mentira” (Sl. 5.5). Que Deus tenha misericórdia de nós e que não caímos nas garras do diabo, usando ferramentas novas para a prática de um pecado velho. Vigiemos e oremos.

Pr. Izaias Moreira da Cunha