Fechando as brechas no casamento
“E o Senhor vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós (marido e mulher) e sobre vossos filhos” (Salmo 115.14)
Gosto de pensar na família como um navio. Existem duas peculiaridades que me chamam a atenção: uma delas tem a ver com sua manutenção periódica, ele precisa atracar no porto para reparos, limpeza do casco que com o tempo cria uma crosta que impede a navegação e para fechar as brechas causadas pelas avarias e o desgaste natural provocado pelo tempo. A outra peculiaridade das embarcações são os desafios de uma vida em alto mar. As tempestades que assolam a embarcação, os ventos contrários que podem atrapalhar sua navegação e as ondas bravias que são capazes de assustar o mais experimentado marinheiro. De fato, a vida em alto mar não é para qualquer um.
A família é muito parecida com essa realidade. Por isso quero deixar algumas lições para nossas vidas a fim de que possamos aplica-las ao nosso coração:
1) O CASAMENTO NEM SEMPRE É UM MAR DE ROSAS
Viver em alto mar não é brincadeira. Estar casado e manter o casamento é um trabalho árduo, duro e difícil também, por isso você precisa da graça de Deus. Muitas pessoas entram num relacionamento achando que tudo vai ser uma maravilha, vivendo do romantismo de uma vida perfeita sem lutas, quedas e fracassos e quando a vida começa de verdade a decepção e a frustração é grande. As lutas virão. A bíblia fala do casamento como um dom e nem todos estão preparados para isso, casamento é coisa séria, precisa acontecer debaixo do temor e da direção de Deus, porque os desafios são grandes. O casamento foi feito para durar para sempre, para uma vida inteira e isso, diga-se de passagem, é muito tempo.
2) INVISTA NA MANUTENÇÃO DA SUA FAMÍLIA
Tudo nessa vida precisa de manutenção e viver em família não é uma tarefa fácil. Exige paciência, resiliência, uma imensa capacidade de suportar uns aos outros, perdoar e amar, aguentar as pressões do dia a dia. Por isso, você precisa parar para investir na proteção e no cuidado com sua casa. Ela muitas vezes precisa de manutenção. Não existe família tão boa que não possa melhorar. Sendo assim, três dicas para te abençoar:
- a) Neste próximo final de semana, estaremos realizando um encontro para os casais que quiserem fechar as brechas no casamento. Os reparos precisam ser feitos, uma limpeza muitas vezes que emperra os relacionamentos, desgastes naturais provocados pelo tempo precisam ser restaurados e você pode abençoar seu casamento e abençoar sua família, fechando as brechas que estão fazendo seu casamento afundar. Vamos receber o irmão Jairinho, terapeuta familiar que vai ministrar aos nossos corações neste sábado às 19 horas. Convide algum casal que você conhece, vamos investir e evangelizar. A entrada é franca.
- b) Faça o discipulado de casais. Temos um grupo de estudo dedicado a ministrar aos casais de nossa igreja, acontece toda semana. Invista tempo no seu casamento. Lute e busque a bênção de Deus e não permita que o diabo alcance vantagem sobre vocês. Não se acomode e aceite derrota em seu relacionamento. Deus tem o maior interesse de ver a família dar certo, mas você precisa querer e desejar a bênção de Deus.
- c) Traga sua para a Igreja. Viver na presença de Deus com sua família é uma das proteções que precisamos para salvar nossa casa das intempéries da vida. Vem pra Jesus, você e toda sua casa. Assuma seu compromisso com Jesus e com a Igreja.
- A VIDA A DOIS PODE SER UMA VIDA DE TRIUNFO E BÊNÇÃOS
Para quem gosta da vida em alto mar, jamais podemos esquecer que também existe o glamour e o prazer dos dias bons e de bonança. No casamento da mesma forma, precisamos lembrar que pode ser uma experiência belíssima da graça de Deus em nossas vidas. Podemos, por meio do investimento espiritual crescer e sermos poderosamente abençoados nos relacionamentos conjugais e familiares.
Você pode viver uma vida de triunfo e de bênçãos no Senhor se estiver determinado em salvar sua casa, seu casamento, sua família.
Deus te abençoe.
Pr. Izaias Cunha