Lucas 12.13-21
FINADOS é o testemunho mais vivo e real sobre que é o homem. Quem medita na morte, vai querer tomar as seguintes decisões positivas para si mesmo:
1) SER HUMILDE:
A morte humilha qualquer pessoa sensível e virtuosa. A morte revela a impotência do homem e sua dependência de Deus. Ninguém tem domínio sobre ela. Ela é implacável quando chega.
2) PREPARAR-SE PARA A ETERNIDADE
Quem medita sobre a morte, vai desejar se preparar para morrer, pois ele observa que não pode apelar para a ignorância, mas deve buscar ajuda para esse momento. Só não se prepara para morrer, quem não tem a razão funcionando, quem é orgulhoso, e quem despreza o temor do Senhor. Se você
descobrir uma pessoa que está levando a vida sem se preocupar com sua morte e com a vida depois da morte, você pode saber que conheceu uma pessoa que merece o adjetivo de louca e tola.
3) CONSIDERAR MELHOR A QUESTÃO DA SUA FÉ:
Há pessoas que, com ar de sabe tudo, dizem: não discuto futebol, política nem religião. E, então, essas pessoas se prendem em suas próprias palavras e permanecem no caráter intelectual em que se encontram. Vão para a morte espiritual e eterna em total cegueira. É preciso considerar melhor a questão espiritual porque é ela é real, é um fato que a alma existe e ela é eterna, existe vida pós-morte. Os erros mais comuns são: (1) superstição, (2) o tradicionalismo [eu nasci nesta religião e vou morrer nela], (3) a ignorância da Bíblia, (4) a interpretação errada da Bíblia, (5) o fanatismo, (6) o medo de descobrir que sua religião estava errada, e, então, ter de mudar, (7) dar ouvidos a homens e não querer ouvir homens [isto mesmo!].
Portanto, quem medita na morte, vai querer informações sobre o que vem depois dela. O que há do lado de lá! Aqui ninguém pode adivinhar, mas pode ser informado por Quem esteve dos dois lados. E o único que esteve dos dois lados é o Senhor Jesus, Quem nos pode ensinar tudo o que precisamos saber.
Jesus disse claramente que a pessoa morre uma só vez, e, após a sua morte, segue-se o julgamento para definir se ela vai para o céu ou para o inferno, ao lado do diabo e seus anjos. Os homens têm feito de tudo para negar isso. Mas, ainda que inventem as mais belas teorias, permanecem só a Palavra de Jesus. Você precisa saber disso. Agora, cabe a você se quer dar-lhe ouvidos ou prefere optar pelo vamos esperar para ver como será. Se você meditar na morte vai desejar deixar a ignorância e a presunção, e vai procurar ajuda no lugar certo, ajuda no Senhor Jesus, Ele é o caminho a verdade e a vida (Jo. 14.6). Com certeza esse lugar certo só pode ser encontrado em Cristo. Fora dele, não há salvação. Se você buscá-lo sem preconceito e presunção, com o desejo sincero de encontrá-lo, você o achará: “… e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo. 6.37).
Pare de dar atenção às conversas folclóricas, às histórias que são contadas desde os antepassados,
sem base bíblica, apenas por acontecimentos metafísicos. Você vai se dar mal após a sua morte. Isso porque as informações seguras só podem ser obtidas na Palavra de Deus. Cuidado para que a questão da tradição e dos costumes, heranças seculares que estão carregadas de ficção religiosa e histórias criadas nos livros de romance religioso, trazendo meros pensamentos de pessoas, e que, no decorrer dos séculos, foram incorporados e aceitos como se fossem a verdade, tirem de você a beleza de conhecer pessoalmente o Senhor e de entregar-se a Ele como seu único e suficiente Salvador.
Finados ainda nos trás à memória que Jesus morreu também. Mas que Ele RESSUSCITOU como prova de que todos haverão de ser ressuscitados também no último dia (ver João 5.28,29). Que Jesus te abençoe e reflita a respeito disso ao ler esta pastoral.
Pr. Izaias Cunha
Pastor da IPB Filadélfia – Dourados – MS