IPB FILADÉLFIA – 37 ANOS
“Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor” (Atos 15.39-40).
O texto em epígrafe nos fala de uma desavença e desavença tal entre dois amigos e companheiros de ministério, conforme Atos 13.2, que vieram a separar-se. A parceria estabelecida pelo Espírito Santo em Atos 13.2 foi desfeita em Atos 15.39-40 por causa da dureza do coração do homem.
Em outubro de 1982 aproximadamente, a situação em nossa região no que tange à obra presbiteriana estava polvorosa. Mudanças realizadas pelo Sínodo em nossa região provocou a criação de um novo Presbitério (o Presbitério de Dourados – PRDO), e a exclusão de alguns pastores de suas respectivas Igrejas. Decisões arbitrárias provocaram uma desavença tamanha que no dia 05 de dezembro de 1982, nascia na cidade de Dourados 2 novas Igrejas Presbiterianas, a IPB Filadélfia e a IPB Ebenézer, que oriundas da IP Dourados, única igreja até então na cidade, inconformadas com a situação que se apresentava, seguiram por caminhos diferentes, assim como Paulo e Barnabé.
O que mais me impressiona e me encanta nas Escrituras Sagradas é exatamente a transparência, a clareza com que a Bíblia revela as tragédias, o pecado, as mazelas, os defeitos, erros e tropeços da humanidade de forma escancarada, não esconde nada, deixando claro a necessidade de que temos de um Salvador que possa nos salvar de nós mesmos, tamanha a nossa incapacidade de sermos como Jesus em tudo.
Todos nós conhecemos a história de Paulo e Barnabé e sabemos que apesar de tudo o que aconteceu, essa situação redundou em glória para Deus. E não foi diferente em relação à IPB Filadélfia, que apesar de nascer como fruto de uma desavença, Deus tem sido glorificado ao longo da história. 37 anos se passaram, os ânimos são outros, o Senhor foi reescrevendo nossa história e hoje somos uma Igreja amiga da cidade, a segunda maior Igreja do Presbitério em arrecadação e membresia, gozamos de uma boa relação com todas as Igrejas, em especial da IP Dourados da qual fui pastor antes de pastorear a IP Filadélfia, com um templo moderno e arrojado, pronto para experimentar de nosso Deus o crescimento que vem dEle.
Reconhecemos a soberania de Deus em todas as coisas que apesar do coração humano desesperadamente corrupto, Ele dirige e conduz a história, e assim só temos que agradecer a Deus pela bênção de saber que em sua soberania, Ele nos preparou para que estivéssemos aqui para sermos instrumentos de salvação, sermos porta de salvação na cidade de Dourados, como uma Igreja que ama a Deus, ama o próximo, serve ao corpo de Cristo e evangeliza.
Una-se a nós. Faça parte dessa Igreja, participe de nossos encontros, faça parte do Corpo de Cristo como membro de nossa Igreja e seja uma bênção para que o Reino de Deus continue crescendo. Que a IP Filadélfia continue cumprindo aos propósitos de Deus até que Ele volte. Parabéns IP Filadélfia e a todas as minhas ovelhas amadas que tenho a honra e o privilégio de pastorear.
Pr. Izaias Cunha