Skip to content

Jesus Defende os Humilde

O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai. Então vieram os pastores e as expulsaram dali. Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho. Êxodo 2.16,17

Moisés será levantado (40 anos depois deste acontecimento) como defensor e libertador de Israel. Mas, antes mesmo disto acontecer, podemos perceber que Moisés tinha um senso de compaixão elevada. Ele já havia defendido um hebreu do espancamento feito por um egípcio (2.11-12); e, agora, ele defende as filhas do sacerdote de Midiã contra outros pastores que as expulsavam e atrapalhavam o serviço delas.
O próprio capítulo 2 termina dizendo que: “…os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. […] E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição”. (2.23,25). Deus ouviu o gemido dos filhos de Israel e lembrando de sua Aliança com Abraão, Isaque e Jacó voltou-se para a condição do povo. E qual era a condição deles? Era de escravidão, impotência e sofrimento. Eram prisioneiros de uma condição terrível e não tinham forças para sair dela e, por isso, gemiam e clamaram a Deus. Este sim, o SENHOR Deus é quem tinha (e tem) poder para libertá-los.
O senso de luta pelos mais fracos que Moisés demonstrou, defendendo as filhas do sacerdote de Midiã, aponta para alguém muito mais poderoso, digno e que, em muito maior medida, lutou e luta por aqueles que são humildes (pobres, cansados e sobrecarregados) de espírito, incapazes pelo seu pecado de se livrar do aguilhão, do ferrão da morte.
É por este motivo que Jesus deixou claro que: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”. (Mt 5.2). E também convidou: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.”. (Mt 11.28.
Jesus é nosso Libertador e Defensor por excelência. Ler sobre o que Moisés fez, defendendo aquelas mulheres, tem como grande e maior propósito nos levar a olhar para Jesus. Ele sim, defende os humildes como ninguém mais pode fazer. É por isso que devemos anunciar o Evangelho, o Senhor Jesus, aos humildes, incapazes, sobrecarregados e sem esperança.
Creiamos em Cristo Jesus e O amemos de todo o nosso coração!
Deus te abençoe ricamente
Pr. Werley Scardini

Pastor da IPB Nova Dourados