Skip to content

Joquebede – Uma Mãe de Coragem

Joquebede – uma Mãe de Coragem

 

Neste dia em especial queremos nos lembrar de nossas mamães, homenagear essas mulheres que exercem influência poderosa e marcante na vida de seus filhos. Em Êxodo 2.1-10 temos o registro histórico do que uma mãe fez por seu filho numa época em que o rei do Egito determinou às parteiras hebreias que, ao servir de parteira, examinasse: se fosse filho, era para matar, contudo, as parteiras temeram a Deus e não fizeram conforme a determinação do rei, antes, deixaram viver os meninos. Essa mãe, chamada de Joquebede, escondeu seu filho por três meses e não podendo mais escondê-lo, resolveu coloca-lo no rio, dentro de um cesto bem construído para isso, ela o entregou ao Senhor, numa atitude desesperada de não ver o seu rebento ser morto por um edito real.
A história bíblica nos diz que a filha de Faraó foi se banhar no rio e o encontrou. O menino chorava, e ela teve compaixão dele que por sua vez permitiu que a própria Joquebede criasse o menino,
pagando-lhe inclusive um salário (bolsa família), para criar a criança, até que ele já fosse grande o suficiente para viver sob a guarda do império egípcio e da filha de Faraó que lhe deu o nome de
Moisés porque disse: “das águas o tirei”. Joquebe com sua atitude salvou seu filho. Moisés tornou-se em um grande homem, libertador do povo de Israel e lembrado até hoje pelos judeus de nossos dias e pela Igreja de Deus. Criado na civilização mais avançada da época, foi forjado para ser um grande líder, um profeta, um tipo de Cristo que também nos trouxe a lei de Deus, que haveria de nortear vida de Israel em seus vários aspectos como vida civil, cerimonial e moral. Assim, quero deixar algumas lições preciosas para nossas mamães por meio desta reflexão:
1) Mãe, nunca desista dos seus filhos: lute por eles. Deus tem um plano para a vida de cada um em especial. Em nossos dias, a tecnologia está trazendo diversos transtornos com os quais a medicina, psiquiatria e psicologia estão sendo desafiadas. Mas, não desista. Deus quer abençoar seus filhos de maneira muito especial. Nossos filhos vivem numa geração onde os desafios são grandes, mas as oportunidades também. Vivemos numa geração privilegiada.
2) Mãe, ensine os princípios de Deus para seus filhos: Joquebede teve a honra e o privilégio de ensinar de Deus para seu filho. Ela não escondeu de Moisés suas origens, ele sabia de onde havia vindo, sabia de seu povo e de seus irmãos. Ele conhecia a Deus, aprendeu o que era certo e o que era errado, aprendeu a vontade de Deus para sua vida com sua mãe, e assim, devemos fazer com nossos filhos, leva-los à Igreja, forjando o caráter de nossos filhos e fazendo-os conhecer o nosso Deus, para que quando forem grandes estejam prontos para serem homens de Deus em uma sociedade como a nossa.
3) Mãe, creia na soberania de Deus: o “largar no carriçal à beira do rio” deve simbolizar nossa incapacidade de controlá-los (porque não podemos), mas coloca-los diante de Deus. Foi a soberania de Deus que colocou a filha de Faraó na vida de Moisés e assim é a soberania de Deus também na sua vida mamãe e na vida dos seus filhos. Não vamos conseguir controlar nossos filhos
o tempo todo, mas Deus pode. Deus é especialista em cuidar e proteger, e Ele tem o controle sobre a vida de nossos filhos, então, ore por eles e creia que Deus está no governo da vida deles. Deus te abençoe mamãe e parabéns pelo seu dia.