Skip to content

O casamento é uma aliança inviolável

O casamento é uma aliança inviolável

Gênesis 2:18 e 21 a 25 e Mateus 19:5 e 6

 Nesta pastoral, pensando no mês da família, quero afirmar que o casamento é uma Aliança inviolável porque se fundamenta em alguns princípios bíblicos sem os quais seria impossível sua existência: Porém:

  1. A inviolabilidade da aliança no casamento não se fundamenta numa cerimônia religiosa; 2. A inviolabilidade da aliança no casamento não se fundamenta numa cerimônia civil; 3. A inviolabilidade da aliança no casamento não se fundamenta na bênção pastoral; 4. A inviolabilidade da aliança no casamento não se fundamenta no compromisso dos cônjuges;

Estes pontos são alguns instrumentos que confirmam e selam publicamente perante Deus e a sociedade o casamento. Pelo menos três perguntas podem estar em sua cabeça nesse instante: 1. O que torna o casamento uma aliança inviolável? 2. Em que se fundamenta a inviolabilidade da aliança no casamento? 3. Porque o casamento é uma aliança inviolável?

O texto Bíblico que lemos apresenta alguns princípios para este fundamento:

  1. PORQUE SE FUNDAMENTA NO DEUS DA ALIANÇA

O texto registra: “Disse mais o Senhor Deus”. Ele é o Criador de tudo e de todos, do homem e da mulher (Gn. 1:26 e 27).

  1. PORQUE SE FUNDAMENTA NA PALAVRA DE DEUS

Há pelo menos duas afirmações feitas por Deus (v. 18):

  1. Não é bom que o homem esteja só: Deus fez o homem (H e M) um ser social, ele não foi feito para ficar sozinho; 2. Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea: Esta afirmação não somente manifesta a preocupação de Deus em prover ao homem uma mulher, como também expressa Seu amor ao homem suprindo-o nas suas necessidades em seu relacionamento horizontal.

III. PORQUE SE FUNDAMENTA NA AÇÃO DE DEUS – Vss. 21 e 22

Deus age direta e soberanamente: 1. Fazendo o homem descansar nEle; “fez cair…;” 2. Provendo uma mulher para o homem; trazendo uma mulher para o homem (Ex. Deus provê e traz Rebeca para Isaque).

  1. PORQUE SE FUNDAMENTA NA UNIÃO ESTABELECIDA POR DEUS – Vs. 24 e Mt. 19:6
  2. a) O homem desligar-se-á dos pais: Deixará pai e mãe; b) O homem unir-se-á à sua mulher; c) Tornar-se-á com ela uma só carne (Ex. Cristo e a Igreja).

CONCLUSÃO: como resultado prático na vida conjugal do homem com a mulher é que eles gozarão de uma aliança que reflita de fidelidade mútua, comprometimento, cumplicidade, liberdade, respeito, prazer e alegria de reconhecerem que o Casamento é uma Aliança Inviolável porque se fundamenta:

  1. Em Deus; 2. Sua Palavra; 3. Ação e; 4. União Estabelecida. Portanto, que o casamento tenha esses fundamentos, como base do vínculo de amor que os une. E você que já está casado, porventura em seu casamento estes fundamentos têm sido uma realidade de fato?