O CRISTÃO TIRA FÉRIAS DA VIDA ESPIRITUAL?
Leia Filipenses 4.8,9
Como andam suas férias? Descansando bastante?
Essa é uma época do ano em que todos nós relaxamos um pouco e deixamos de ser tão rígidos com nós mesmos. Parece que todos nós somos tomados de uma “preguicite aguda” que nos faz amolecer em relação às tensões do dia a dia, compromissos, agenda, responsabilidades, queremos dar uma desligada de tudo que temos que fazer para manter nossa vida em ordem.
Mas e com relação à vida espiritual? Como fica? Quando eu era criança, de férias da escola, minha mãe estava nos preparando para ir à Igreja e eu disse: “Mãe, eu estou de férias, não preciso ir à Igreja!!! No meu raciocínio infantil, essas férias escolares estendia-se em todas as áreas da vida. E aí? É lícito ao cristão também tirar férias da vida espiritual? Não!!! Explico porque:
PRIMEIRO você precisa ser um cristão em qualquer lugar. Você não é um crente apenas na Igreja e na cidade em que você vive. As férias não nos dão o direito de fazermos o que quisermos como se recebêssemos uma autorização divina para pecarmos e fazermos o que nosso coração deseja. Daniel e seus amigos que estavam na Babilônia (tudo bem que não eram férias), mas estavam lá e fizeram a diferença no ambiente em que estavam. Foram crentes mesmo num contexto hostil à fé. Então, sua fé precisa ser mantida viva e firme ao longo de suas férias, até porque Deus não tira férias ao cuidar de você todos os dias. Você precisa ser o que é em todo lugar, mesmo quando as pessoas não estão vendo você. Isso é o caráter de um homem de Deus, fazer o certo mesmo quando ninguém está vendo.
SEGUNDO porque viver o evangelho é um estilo de vida, não é um conjunto de regras e obrigações que a pessoas aprende, decora e vai seguir como se fosse um mantra ou passos para ser feliz ou bem sucedido como apendemos na fé positivista de Lair Ribeiro e do humanismo moderno. Não é seguir rituais, não, a fé em Jesus é um estilo de vida que desenvolvemos ao seguirmos uma Pessoa que é nosso Senhor Jesus. Isso significa dizer que precisamos ser como Jesus, imitá-lo, fazer o que Lhe agrada, precisamos preencher nosso tempo e nossa mente com coisas que nos façam estar mais perto do Senhor Jesus como registrado por Paulo no verso 9.
TERCEIRO o texto da epístola aos Hebreus nos exorta que não devemos deixar de congregar como é costume de alguns. Isso significa dizer que você precisa ir à Igreja onde você estiver, pelo menos no dia do Senhor. Não baixe a guarda, leia a Bíblia, faça o culto doméstico, aproveite para ler aquele livro que você disse que leria e não leu. Busque a Deus nas suas férias, aproveite para conhecer uma outra Igreja genuinamente evangélica e ver o que tem de bom que você pode aplicar em sua Igreja.
Boas férias e bom descanso!