Moisés e o povo de Israel estão em sua hora mais sombria em Êxodo 6. Moisés confrontou Faraó. Mas Faraó não se impressiona. Em vez de libertar o povo, ele aumenta sua opressão. Moisés expressa sua frustração a Deus. De muitas maneiras, Moisés parece quebrado. Mas Deus responde a Moisés: “Agora verás o que hei de fazer a Faraó, porque por mão poderosa ele os deixará ir, sim, por mão poderosa os expulsará de sua terra” Ex. 6:1.
Crucial para entender esta passagem é entender os antecedentes dos pronomes. Os “eles” que serão enviados são o povo de Israel. O “ele” que os enviará com mão forte, porém, não é o Senhor. É a mão forte do faraó que enviará o povo para fora. Faraó pode insistir que não deixará o povo de Deus partir. Mas a mão mais poderosa de Deus forçará a mão poderosa de Faraó.
Não importa o quão alto o inimigo possa rugir contra o povo de Deus, ninguém pode frustrar a vontade do Senhor Deus Todo-Poderoso. Deus está com Seu povo, e Ele é poderoso para salvar. Para enfatizar esse ponto, Moisés é lembrado dos nomes do Senhor: “Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso, mas pelo meu nome, o SENHOR, não me dei a conhecer a eles” (Êxodo 6:2–3). Há dois nomes
mencionados aqui.
O primeiro é o nome divino Yahweh, geralmente denotado em traduções para o inglês com as letras minúsculas “SENHOR”. Este é o nome da aliança que o Senhor dá a Moisés da sarça ardente. Há um reflexo da transação pactual em que a aliança começa com a parte maior declarando seu nome. O segundo nome é El Shaddai, ou Deus Todo Poderoso. Isso indica que Deus é todo-poderoso. Ele é o Deus que pode fazer qualquer coisa que Ele queira fazer. Não há poder maior do que Ele.
Aqui está a importância desses nomes. Deus é Todo-Poderoso e Deus é pactual. Se Deus fosse apenas El Shaddai, Ele seria poderoso, mas provocaria apenas medo. Vê-Lo seria como encarar um tornado que está arrancando casas de suas fundações. No entanto, se Deus fosse apenas relacional, poderíamos ser consolados por Sua presença, mas nunca saberíamos se Ele poderia fazer alguma coisa sobre nossa situação. Ele estaria conosco, mas seria impotente para nos salvar.
Deus não é apenas El Shaddai, mas Ele também é o Deus da aliança Yahweh. Ele é todo-poderoso e está conosco. Ele vem ao nosso lado para nos confortar e é capaz de nos resgatar. Moisés veio ao Senhor em sua hora mais sombria, e Deus respondeu declarando que Ele é poderoso para salvar. Na hora mais sombria de nosso pecado, o Deus Todo-Poderoso do universo ouviu nosso apelo. Ele se aproximou de nós na pessoa de Jesus Cristo. O Senhor ouve nossa necessidade, e Cristo está conosco e é poderoso para salvar.
Rev. Evandro Modesto
Pastor Auxiliar da IPB Dourados