Skip to content

O QUE NÃO FAZER DIANTE DO MAL

Diante da recente tragédia que testemunhamos no estado do Rio Grande do Sul, é natural que alguns crentes sejam atacados por dúvidas e questionamentos sobre a razão pela qual coisas más acontecem ou sobre como devemos responder ao problema do mal. Minha tentativa aqui não é oferecer todas as respostas possíveis, mas, de forma simples e direta, colaborar para que o teu coração seja abençoado e apaziguado, se for necessário, com preciosos lembretes da Palavra de Deus sobre como devemos lidar com o mal.
Para me ajudar nesta lição, gostaria de compartilhar quatro conselhos do pastor John Piper sobre o que nunca devemos fazer com o mal ou diante do mal. 1. Nunca se desespere pensando que este mundo mau está fora do controle de Deus. “[Ele] faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade” (Ef 1.11) 2. Nunca ceda à sensação de que, por causa do mal aparentemente aleatório, a vida é absurda e sem sentido. “Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Rm 11.33,36)
3. Nunca ceda ao pensamento de que Deus peca ou de que Deus é alguma vez injusto ou impiedoso na maneira como governa o universo.
“Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras.” (Sl 145.17). 4. Nunca duvide que Deus é totalmente a seu favor em Cristo. Se você confia nEle com a sua vida, você está em Cristo. Nunca duvide que todo o mal que acontece com você — mesmo que tire a sua vida — é a disciplina paterna, amorosa, purificadora e salvadora de Deus. Não é uma expressão de seu castigo irado. Essa ira caiu sobre Jesus Cristo, nosso substituto (Gl 3.13; Rm 8.3). Se somos seus filhos pela fé em Jesus, Deus nos envia apenas Sua misericórdia e não Sua ira. “…porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hb 12.6).
Que Deus te abençoe ricamente e que teu coração continue confiando e descansando no imenso amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Vamos em frente.
Rev. Davi Wallace