Pare de querer dar Frutos
“a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando
em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (Cl. 1.10).
Dois são os grandes desafios dos crentes em Cristo Jesus de todas as épocas: viver de modo digno do Senhor, ou como Paulo diz em Efésios 4.1: “[…] andar de modo digno da vocação a que fostes chamados […]” e frutificar, dar frutos como no texto em epígrafe: “[…] Frutificando em toda boa obra […]”.
Os eleitos do Senhor desejam viver de modo digno do Evangelho, viver uma vida santa, comprometida com os valores do Reino de Deus, longe do pecado e da aparência do mal. Mas também, querem dar frutos! E para dar frutos eles se esforçam para que esses frutos nasçam!
Mas quero dizer a você que me lê nesta pastoral que, como crente no Senhor Jesus, você deve PARAR DE QUERER DAR FRUTOS! Porque a vida com Jesus não é sobre dar frutos, mas é sobre permanecer em Deus, estamos sendo desafiados em dar frutos, porque achamos que precisamos disso, mas na verdade os frutos surgem naturalmente quando permanecemos em Deus! É algo que acontece na permanência!
E isso com Deus e com o próximo; quando permanecemos unidos em Deus e unidos com nosso próximo, os frutos surgem de forma espontânea. Mas não podemos esquecer que unir-se ao próximo não se refere no ajuntamento dos iguais, mas na união dos diferentes! E quando os diferentes se unem, por um mesmo propósito e permanecem juntos, nasce algo de Deus!
Jesus disse: “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nEle: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” e também: “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (João 8.31 e 15.4). Isso significa dizer que naturalmente o ramo que permanece ligado na videira vai produzir, não é algo que nós produzimos de nós mesmos, não precisa esforço, mas produzimos porque estamos ligados a Cristo. Se permanecermos nEle, vamos frutificar naturalmente.
Portanto, meu irmão, permaneça ligado a Jesus. Continue firme na presença do Senhor Jesus, não se afaste dEle, não se afaste da Igreja, não se afaste dos irmãos, não se desligue da comunhão. Seja crente, seja luz, esteja ligado na videira. Permaneça nEle.
Pr. Izaias Cunha