Pastoreando a Igreja Por Meio do Discipulado
Olhando para a Bíblia e observando os movimentos de plantação de Igrejas eficazes em andamento no mundo, observamos alguns princípios universais:
1. Oração incessante e fervorosa;
2. Direção e dependência do Espírito Santo;
3. Total submissão e autoridade da Bíblia;
4. Semeadura abundante (Pregação e ensino da Palavra, distribuição de literatura bíblica);
5. Discipulado pessoal e em pequenos grupos;
6. Treinamento de liderança leiga;
7. Urgência missionária com disposição de pagar o preço;
8. Igrejas plantando novas Igrejas.
Destacamos aqui o “Discipulado”. “Fazei discípulos” é o imperativo de Jesus na “Grande Comissão” a toda sua Igreja. Esta ordem não é para ser discutida, mas obedecida. Ela é divina, intransferível e honrosa. A formação de um discípulo abrange toda sua vida após a sua conversão. Dietrich Bonhoeffer diz: “Salvação sem discipulado é graça barata”. Discipulado não é um curso,
mas uma identidade espiritual. Juan Carlos Ortiz declara: “Discípulo é a pessoa que aprende a viver a vida que seu mestre vive. Discipulado é mais do que conseguir conhecer o que o mestre conhece. É conseguir ser o que ele é”. Fazer um discípulo significa produzir uma cópia de Jesus Cristo.
Por consequência, pastorear a Igreja é FAZER DISCÍPULOS PARA JESUS. E fazer discípulos para Jesus é:
1) FORMAR E TREINAR PESSOAS PARA SEGUIREM A CRISTO, ENSINANDO-AS
AGUARDAR TUDO O QUE ELE ENSINOU (Mt. 28.18-20).
2) É ENXERTAR E REGAR A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DAS PESSOAS, NO
PODER DO ESPÍRITO SANTO (1 Co. 3.6-9).
3) É TRABALHAR PARA QUE CRISTO SEJA FORMADO NAS PESSOAS (Gl. 4.19).
4) É TRABALHAR ÁRDUA E EXAUSTIVAMENTE PARA QUE PESSOAS
ALCANCEM A MATURIDADE ESPIRITUAL (Cl. 1.28-29).
Fazer discípulos de Jesus é o trabalho de toda Igreja, o tempo todo e até Ele voltar. Por tudo isso, a IPB Filadélfia entende que o discipulado é a essência do ministério do nosso pastor, que foi chamado por Deus para Discipular, e é também a filosofia ministerial do nosso
Conselho e de nossa Igreja. Treinamento de Discipulado é a estratégia bíblica e eficaz para que tenhamos uma igreja saudável e uma igreja saudável, cresce. Em função de uma chegada muito grande de novos membros para nossa Igreja, resolvemos iniciar novas turmas a cada semestre para que consigamos ter turmas de no máximo 12 pessoas cada. Hoje, contamos com duas turmas de 19 pessoas no discipulado e 12 no treinamento de liderança, somando 31 pessoas sendo treinadas, instruídas, capacitadas e munidas para ser como Jesus e servir ao Corpo de Cristo.
Oremos por este ministério e estejamos engajados nesta grande missão que Jesus nos confiou.