INTRODUÇÃO:
O significado da palavra “Presbítero” no grego: presbítero e bispo – Presbiterion – Assembléia dos idosos (Lucas 22:66; Atos 22:5; 1 Tm. 4:14). Presbyterós – Ancião, pessoa idosa, ou sênior (Mt. 5:2; Hb. 11:2). Sumpresbyteros – Presbítero companheiro (1 Pedro 5:1). Episkopós – Inspetor, supervisor, guardião ou bispo (Atos 20:28; Fp. 1:1; 1 Tm. 3:2; Tt. 1:7. Doulós – Diácono – significa – servo, servir a outrem, escravo, ajudar, executar.
A Igreja, na qualidade do corpo de Cristo, tem somente uma Cabeça, mas, tem muitos membros. Na qualidade de Cabeça da Igreja, Cristo tem o direito de governar e dirigir todos os membros do seu corpo (Ef. 1:22, 23). Uma Igreja que deixa de responder à vida do Espírito de Cristo torna-se uma Igreja fraca e paralisada. Precisamos de uma liderança com as qualificações Bíblicas:
- QUALIFICAÇÕES SOCIAIS:
1.1. Irrepreensível (1 Tm. 3.2; Tito 1.8) – precisa ser um homem de vida limpa, reta, ilibada. Sua conduta precisa estar acima de qualquer censura.
1.2. Tenha bom testemunho com os de fora – precisa ser um homem que tenha um bom nome na praça, na vizinhança, no seu trabalho, nos seus negócios.
- QUALIFICAÇÕES MORAIS:
2.1. Auto-controle (1 Tm. 3.2; Tito 1.8) – precisa dominar sua vida através do poder do Espírito Santo de Deus e da autoridade da Palavra de Deus. Ele precisa ser uma pessoa equilibrada e que não exagere em nenhuma área de sua vida.
2.2. Não dado ao vinho, sóbrio (1 Tm. 3.3; Tito 1.7) – não pode ser uma pessoa briguenta, esquentada, iracunda, pelo contrário, uma pessoa reconciliadora, apaziguadora dos ânimos, fazedora de paz (peace maker).
2.3. Hospitaleiro (1 Tm. 3.2; Tito 1.8) – Abre sua casa para acolher. Na sua mesa sempre cabe mais um.
2.4. Não avarento (1 Tm. 3.3; Tito 1.7) – Não pode ser um homem amante do dinheiro, materialista, “pão duro”, nem pode jamais, amealhar riquezas por meios desonestos, ilegais, imorais e ilícitos.
III. QUALIFICAÇÕES MENTAIS:
3.1. Temperante: não pode ser um homem explosivo, desgovernado, irrefletido. Ele precisa dominar suas emoções, palavras, ações e reações.
3.2. Apto para ensinar (1 Tm. 3.2): precisa ser um homem estudioso da Palavra, que comunica com firmeza e amor aos outros, as riquezas insondáveis de Cristo.
- QUALIFICAÇÕES DOMÉSTICAS (1 Tm. 3.2; Tt. 1.6):
Precisa ser um marido amoroso e um pai exemplar. Precisa ser o líder espiritual da sua casa, o cabeça do lar, o sacerdote da família. Precisa pastorear primeiro as ovelhas que estão debaixo do seu teto, pois aquele que não cuida dos de sua própria casa é pior do que o descrente.
- QUALIFICAÇÕES DE MATURIDADE:
Não pode ser novo na fé. Para o serviço do diaconato e do presbiterato, não basta ser culto, falante, fervoroso. É preciso ser amadurecido, provado. Do contrário, pode existir soberba no seu coração e ele virá a cair na condenação do diabo.
CONCLUSÃO:
Este é o perfil e o modelo bíblico para o presbiterato e o diaconato. Que Deus nos abençoe nesta Assembleia em que vamos escolher 4 presbíteros e 4 diáconos para servirem a Cristo e sua Igreja.