Como você desejaria deixar este mundo? Você desejaria deixar este mundo na escuridão de um leito de morte desesperado e entrar no céu como um marinheiro, vítima de naufrágio, escalando as rochas de sua terra natal? Se sim, seja, então, mundano; misture-se com os amonitas e se recuse a sair do arraial carregando o vitupério de Cristo.
Mas você gostaria de ter um céu aqui embaixo como o terá no alto? Gostaria de compreender, com todos os santos, o que são as alturas e as profundezas e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento? Gostaria de ter permissão para desfrutar da alegria abundante de seu Senhor? Então, saia do meio deles e separe-se; não toque no que é impuro. Gostaria de obter a plena certeza da fé? Não há como recebê-la enquanto você tiver comunhão com pecadores. Gostaria de arder em amor intenso? Seu amor mofará com a umidade de uma sociedade ímpia.
Você não pode se tornar um grande cristão – pode ser um bebê na graça, mas nunca será um homem aperfeiçoado em Cristo Jesus, enquanto se submeter às regras da conduta mundana e modo de agir dos homens do mundo. Não é bom que um herdeiro do céu seja um grande amigo de herdeiros do inferno. Há aparência de mal quando alguém da corte é íntimo demais dos inimigos de seu rei. Mesmo pequenas inconsistências são perigosas. Pequenos espinhos formam grandes pústulas, pequenas traças destroem vestuários finos e pequenas frivolidades e pequenos deslizes roubarão muitas alegrias da fé.
Meu irmão, crente no Senhor Jesus, pouco separado de pecadores, você não sabe o que está perdendo ao conformar-se com o mundo. Isso corta os tendões de sua força e o faz rastejar quando deveria correr. Então, em nome do seu bem-estar e de seu crescimento na graça, se você é cristão, seja um cristão marcado e distinto, firmado na Rocha que é Cristo, que viva em santidade, cheio do Espírito Santo, desejoso de se parecer com Cristo Jesus, que fuja da aparência do mal.
Pr. Izaias Cunha