“…Quero, fica limpo!”
Marcos 1.41
As primeiras trevas ouviram o Todo-Poderoso ordenar: “Haja luz” e imediatamente houve luz; e a palavra do Senhor Jesus é igual, em majestade, a essa antiga palavra de poder. A redenção, assim como a criação, tem sua palavra de poder. Jesus fala e assim é feito. A lepra não cedeu a medicamentos humanos, mas desapareceu imediatamente diante do “quero” proferido pelo Senhor. A doença não exibia sinais esperançosos ou indícios de recuperação, a natureza não contribuía em nada para a sua cura, mas, aquela palavra única efetuou todo o trabalho para sempre.
O pecador está em uma condição mais miserável do que a do leproso; que ele, então, imite o exemplo do leproso e vá a Jesus, “rogando-lhe, de joelhos”. Que ele exercite a pequena fé que tem, ainda que não vá além de: “Se quiseres, podes purificar-me”; e não haverá dúvida quanto ao resultado do tratamento.
Jesus cura todos os que vêm a Ele e a nenhum lança fora. Ao ler a narrativa de que trata nosso texto, vale a pena observar com dedicação que Jesus tocou o leproso. Essa pessoa havia infringido as regras da lei cerimonial e forçado sua entrada na casa, mas Jesus, longe de repreendê-lo, Ele próprio infringiu a lei ao ir ao encontro do leproso. Ele fez uma troca com o leproso, pois ao curá-lo, Ele contraiu, por meio daquele toque, uma profanação levítica.
Da mesma forma, Jesus Cristo tornou-se pecado por nós, ainda que não conhecesse pecado algum, para que pudéssemos nos tornar nele, justiça de Deus. Se os pecadores fossem a Jesus crendo no poder de Sua obra bendita e substitutiva, em breve conheceriam o poder de Seu toque gracioso. Essa mão que multiplicou os pães, que salvou Pedro a afundar, que sustenta santos angustiados, que coroa cristãos, essa mesma mão tocará todo e qualquer pecador que o busque e, em um instante, o purificará. O amor de Jesus é a fonte da salvação. Ele ama, Ele olha, Ele nos toca e nós passamos a viver.
Convido você nesta leitura a fazer uma pausa refletir sobre o que leu e após, faça uma oração de entrega da sua vida a Cristo, permita-se ser liberto, curado, salvo, por este Deus maravilhoso que nos ama. Experimente desta bênção maravilhosa!
Pr. Izaias Cunha