Skip to content

“Reagindo à Palavra de Deus”

Dentre os vários episódios que compõem as narrativas do Antigo Testamento, os registros acerca dos reis de Judá sempre cativaram a minha atenção de forma especial. Depois da divisão do reino, que ocorreu no período em que Roboão, filho do rei Salomão, reinava sobre Israel, a Palavra de Deus registra a sucessão dos reis de Judá até a trágica invasão pelos babilônicos, em 586 a.C. A história dos reis não serve apenas como uma lista para que conheçamos quais os reis, mas também é um instrumento de Deus para ensinar o seu povo sobre os benefícios da obediência, bem como as consequências da desobediência e da rebeldia contra a lei de Deus. Os registros dos reis também nos ajudam a entender como os descendentes de Davi atuavam como verdadeiros mediadores da aliança de Deus com o seu povo, ou seja, quando o rei era fiel a Deus, fazendo o que era reto aos olhos aos seus olhos, o povo também andava em fidelidade, o culto a Deus era preservado, a bênção de Deus estava sobre o povo e havia vitória sobre os inimigos.
Ao fazer esta breve introdução, gostaria de convidá-lo a considerar um episódio emblemático na vida do rei Josias. A Bíblia nos diz que ele começou a reinar quando tinha apenas oito anos e idade e reinou trinta e um ano em Jerusalém (2Rs 22.1). Josias foi um rei fiel a Deus, fazendo “o que era reto perante o SENHOR”. Durante o seu reinado, o povo de Deus experimentou um período de renovação espiritual e profunda reforma moral. Sob Josias, o povo de Judá experimentou novamente como era viver debaixo das ordenanças de Deus, em devoção e rendição ao Senhor, teve a oportunidade de
ser novamente ensinado sobre a lei de Deus e como prestar culto a Deus, segundo as estipulações do próprio Deus (ver 2Cr 34 e 35). 
Contudo, é importante salientar que o início de toda esta renovação espiritual se deu uma forma muito simples e, lamentavelmente, subvalorizada por muitos cristãos do nosso tempo: a leitura a Palavra de Deus. Quando Josias assumiu o reinado em Judá, o templo de Deus estava fechado, pois os seus sucessores não foram reis fiéis a Deus. Portanto, uma das suas primeiras medidas foi ordenar a reabertura e reparação do Templo. Enquanto os seus subordinados cumpriam as suas ordens, encontram no Templo o “Livro da Lei”, que imediatamente foi levado e lido diante do rei (2 Rs 22.8-10). Ouvir as palavras do Livro causou um profundo impacto na vida do rei. Ele foi quebrantado, reconheceu que ele e o povo estavam em pecado diante de Deus, buscou conselhos sobre como deveria agir a partir daquele momento e, como dito anteriormente, promoveu uma profunda reforma na vida do povo de Deus. Tudo começou com o livro. O rei Josias reagiu à leitura da Palavra com quebrantamento, humildade e devoção.
Portanto, meu questionamento a você que lê esta pastoral é: como você tem reagido à Palavra de Deus? Seu coração é quebrantado quando você lê as Escrituras? Você tem sido, como Tiago ensina, um “ouvinte negligente ou um operoso praticante” da Palavra de Deus (Tg 1.25)? A Palavra de Deus é o instrumento de Deus para a santificação do seu povo, ela é o alimento de que precisamos, a luz para o nosso caminhar. Repito: Como você tem reagido à Palavra de Deus? Peçamos a Deus, meus irmãos, a graça de reagirmos de forma adequada ao ouvirmos a Palavra do Senhor.
Que sejamos quebrantados, confrontados e transformados sempre que ouvirmos a Palavra do Senhor. Que experimentemos, para a glória de Deus e para a expansão do seu reino, um profundo despertamento espiritual como resultado da atuação poderosa da Palavra de Deus em nós.
Rev. Davi Wallace