Skip to content

Se Deus quiser

Se Deus quiser (Tiago 4.13-15)

Todos nós temos sonhos, expectativas, desejos e vontades. Isso é natural e é bíblico: “O coração do homem pode fazer planos…” (Pv. 16.1), contudo, como não sabemos o que sucederá amanhã, como nossa vida é como uma neblina que aparece por um instante e logo se dissipa, devemos sempre dizer: “Se o Senhor quiser, faremos isto ou aquilo”. Devemos sempre ter essa submissão à soberana vontade de Deus para nós.
Viver assim é um grande desafio para o cristão, viver na dependência de Deus e descansar na Sua providência. Muitas vezes, queremos tocar nossos planos e nossa vida à revelia. Somos rebeldes e não queremos confiar na vontade soberana de Deus sobre nossas vidas, não queremos crer que Ele pode cuidar da nossa vida melhor do que nós mesmos. Devemos desenvolver essa disciplina de depender de Deus e de Sua providência.
O Salmista no Salmo 57.2 diz: “Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que mim tudo executa”. Quando Davi fez essa oração, ele estava em perigo de ser morto pelo rei Saul (1º Samuel 24.1-2). Deus respondeu ao seu pedido, livrando-o do perigo. Deus responde as orações dos seus filhos. Este cuidado de Deus em todas as áreas da nossa vida, tanto nas coisas pequenas como nas grandes, nós chamamos de providência.
É fato que não podemos compreender tudo o que acontece conosco no caminho para o céu, mas, quando chegarmos lá, veremos não apenas que é um lugar lindo, mas também veremos a beleza do caminho pelo qual viemos. Devemos nos lembrar de como Deus cuidou da nossa vida no passado para que tenhamos nossa fé e esperança fortalecidas hoje.
É como ver as diferentes partes de um relógio. Primeiro, nós vemos todas as peças separadas, e a seguir o relógio montado, onde cada parte funciona juntamente com todas as outras.
No céu será maravilhoso ver de uma só vez todo o plano da providência e a razão exata para cada ato de Deus. Apesar de nossa visão presente ser tão pobre comparada com aquela que teremos no céu, ainda há doçura nela, que podemos chamá-la de “um pouco do céu”. Por isso, sempre que sonhar, planejar, desejar, diga sempre: “Se o Senhor quiser” e assim, agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração, e é claro, lembre-se: “O coração do homem pode fazer planos, MAS a resposta certa dos lábios vem do Senhor”. A resposta que Ele tem para nós sempre é a melhor. Confie.