Dentre os vários problemas que marcam o nosso tempo, pode-se destacar a constante crise de identidade. Ela afeta pessoas de todas as idades, em todas as camadas da sociedade e reflete a falta de sentido ou razão para viver que marca uma sociedade que despreza o evangelho do Senhor Jesus, afim de viver em seus próprios pecados.
Como cristãos, é necessário que saibamos claramente dar a razão da nossa esperança a todos que nos pedirem ( 1Pe 3.15). Na prática, uma das implicações de “dar a razão da nossa esperança” é vivermos conscientes da nossa identidade como filhos e filhas de Deus. Em suma, a resposta à crise de identidade dos nossos dias se dá por meio de uma percepção correta de quem somos em Cristo e de como devemos viver a nossa nova vida em Cristo. Para nos ajudar a compreender quem nós somos e como devemos viver, quero convidá-lo a considerar brevemente um trecho da Palavra de Deus comigo: Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. (Colossenses 3.1-4).
Nestes breves versículos, Paulo lembra aos crentes de Colossos aspectos basilares da sua nova identidade em Cristo, bem como os orienta a viver de acordo com esta nova vida. Ele ensina que os crentes são aqueles que foram ressuscitados juntamente com Cristo, morreram com Cristo e serão manifestados com Cristo. Em suma, o que o apóstolo está ensinando é simples: vocês vivem em Cristo, vivem em união com Cristo. Se você creu em Cristo Jesus como o seu salvador pessoal, se arrependeu dos seus pecados e confia exclusivamente nele para a salvação, esta é a tua identidade. Não deve haver crise de identidade para aqueles que estão em Cristo, pois quem está em Cristo é nova criatura (2Co 5.17), vive por meio de Cristo (Fp 1.21) e pode dizer que Cristo vive nele (Gl 2.20). Esta é a identidade dos crentes: a união com Cristo. E qual será a consequência da nova identidade? Uma vida dedicada a Cristo. Observe quais são as duas ordens que Paulo dá aos colossenses com base na identidade deles: “buscai” e “pensai”. Ora, se vocês vivem em Cristo e Cristo vivem em vocês, então as suas prioridades, desejos, forma de enxergar a vida e objetivos na vida refletem esta nova identidade. Assim, aqueles que estão em Cristo devem ter Cristo como a sua prioridade, como o seu alvo, como o maior ideal de suas vidas (Mt 6.33). Portando, ao contemplar uma sociedade em crise, lembre-se de que, se você está em Cristo, esta é a tua identidade e é a partir da união com o seu salvador que você deve viver. Priorize o Senhor na sua vida, faça dele o teu ideal, deleite-se em pertencer a Cristo e viver por meio dele. Que o Senhor te abençoe ricamente.
Pr. Davi Wallacf