Somos Todos Missionários
Por vezes, temos uma visão distorcida do que seja ser um missionário. Imaginamos que o missionário é apenas aquele que sai da sua terra, da sua parentela, e deixa tudo para trás a fim de cumprir um mandato do Senhor em rincões longínquos da pátria ou regiões transculturais. Ainda que isso seja verdade, não significa que apenas estes são missionários. É da gênesis do cristianismo sermos missionários desde o nosso novo nascimento, desde nossa conversão. Temos uma história impactante na bíblia (Lucas 8. 26-40), uma reunião de oração no cemitério. Quando Jesus e seus discípulos desembarcaram na praia da região dos gadarenos, viram um homem possuído pelos demônios vagando pelo cemitério fora da cidade. Quando aquele homem descabelado e nu viu o Senhor Jesus, os demônios dentro dele imediatamente gritaram: “Que tenho eu contigo, Jesus, Filho, do Deus altíssimo?”. Temos nessa passagem o registro de 3 orações:
1) Dos demônios que rogaram ao Senhor que não os enviasse ao abismo.
2) Outra dos cidadãos daquela cidade, que com medo do que testemunharam, e não desejando receber Jesus, a multidão não quis que o Senhor permanecesse no seu país e por isso pediram para que Jesus fosse embora.
3) A oração do novo crente que queria estar com Jesus e aprender mais dele. Era uma oração lógica considerando tudo o que Jesus fez por ele. Contudo, sua oração não foi atendida. Mas, porque Jesus não atendeu à sua oração? Há duas respostas possíveis:
1) Para mostrarque a vida cristã começa em casa. Jesus percebeu que ele tinha um trabalho a ser feito em casa. “Você não pode me acompanhar. É muito mais importante que você volte para sua casa e diga a sua família e aos outros que grandes coisas o Senhor fez por você. Essa é a sua primeira responsabilidade”.
2) Para mostrarque o trabalho cristão começa com o testemunho. Duas coisas a observar aqui:
2.1. Ser obreiro e dar testemunho de Cristo não são necessariamente a mesma coisa. Embora Deus tenha dado a cada cristão algum dom que possa ser usado para o benefício dos outros e para a glória dEle, o Senhor não chama todos os crentes para a obra cristã propriamente dita. Contudo, cada cristão é chamado para dar testemunho. Antes de ser obreiro, temos que ser testemunha. Às vezes o sujeito é obreiro, mas nunca testemunhou de Jesus para alguém.
2.2. Jesus tinha limitações quando estava aqui na terra em um corpo humano. Não podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Assim, Jesus estava dizendo ao ex-endemoniado: “veja, eu não posso ir à sua casa, eu tenho de voltar para o lugar de onde eu vim, mas você pode me representar. Eu quero que você tome o meu lugar e conte às pessoas o que eu fiz por você”. Jesus resolveu operar através dos seus discípulos. “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”. Abase de todo trabalho cristão é o testemunho. Contar aos outros acerca de Cristo deveria ser a nossa mais alta prioridade, porque se não o fizermos, não será feito por outros. O lugar mais difícil de assumir a posição de cristão é entre nos nossos amigos e parentes. Contudo, esse homem não se envergonhou de falar de Cristo aos outros.
Façamos o mesmo e sejamos todos missionários. Doe uma bíblia, um folheto, uma
minibíblia, convide para os cultos, seja você um crente atuante na obra de Deus e convideos para uma FONTE, faça seu trabalho de testemunhar para todos.
Pr. Izaias Cunha