Sugestões Práticas Para Quem Perdeu o Emprego
Estamos vivendo momentos difíceis na economia brasileira. Muitas pessoas me procuram pedindo ajuda e um emprego no mercado de trabalho. É fato que o desemprego está em alta e muitas famílias precisando reajustar orçamento e se desdobrar para enfrentar essa crise nacional. Por esta razão, resolvi deixar algumas dicas que podem ajudar:
1. Seja realista e aproveite o momento para uma auto crítica: por que perdi o emprego? Incompetência? Preguiça? Algo dentro do meu controle? Irresponsabilidade da minha parte? Se a resposta for “NÃO” para todas as alternativas anteriores, diga a você mesmo para não se deixar levar por sentimentos negativos a seu respeito e muito menos não permita que o abatimento e o desânimo se instalem em seu coração. Pregue para sua alma continuar firme em Deus, esperar por Ele, que Ele haverá de suprir todas as sua necessidades.
2. Não fique parado, faça “bicos”: “É melhor pingar do que secar”. Há muita gente orgulhosa que tem vergonha de se sujeitar a um trabalho que não corresponda com sua formação ou que possa macular sua reputação ou ferir o seu ego. Todo trabalho é digno, ele nos dignifica. Seja humilde e vamos em frente. Esqueça o “ego”. A Bíblia diz que a humildade precede a honra, mas que os orgulhosos serão abatidos por Deus.
3. Faça logo seu currículo e estabeleça sua Networking. “Networking” é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Quando uma empresa precisa contratar alguém, frequentemente aborda os seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função. Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para um cargo quando surge a oportunidade. Não fique parado. Desenvolva relacionamentos. Isso pode salvar sua vida.
4. Bata em muitas portas, especialmente na Divina. Coloque sua vida diante de Deus. Busque pela sua presença. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos á (Mt. 7.7) então não perca tempo (leia Lc. 18.1-8).
5. Esteja pronto para mudar de cidade e até de profissão se necessário. Esta é uma característica de quem está disposto a estar no centro da vontade de Deus para sua vida. Nos acomodamos muito em muitas situações e não queremos sair da nossa zona de conforto. Deus fecha portas, mas também abre. Esteja atento para perceber isso.
6. Quando não estiver procurando emprego aproveite para arrumar as coisas em casa e se atualizar. Aproveite para cuidar da casa, fazer uma faxina, uma limpeza geral e quem sabe se atualizar, fazer um curso, um treinamento, uma capacitação, um congresso que possa lhe ajudar a crescer.
Concluindo, se permitirmos, o desemprego poderá gerar crises pessoal e familiar. Mas, por outro lado, também pode criar união, apoio mútuo, compreensão e admiração dentro de casa.
Se Deus é o Senhor de sua vida muita coisa boa poderá surgir deste desemprego.