Skip to content

TEÓS VERSUS TEOLOGIA

Teós, é a palavra para Deus na língua grega, logo, Teologia, é o estudo sobre a Pessoa de Deus.
Teós é Deus; Teologia é o que se sabe sobre Deus, é o conhecimento adquirido pela pesquisa e pelo estudo dos conceitos e idéias sobre Deus.
Teós é o Criador do homem; Teologia é a criação do homem, é compilaçãode conclusões do homem acerca da revelação de Deus. Teós é o Senhor de tudo e de todos; a Teologia é serva, ela não governa, pelo contrário, é governada pelos pressupostos de quem a redige. E de acordo com os pressupostos será boa ou má.
Teós é absoluto; a Teologia é relativa. Teós é imutável, é perfeito, é pleno, é completo; a Teologia é mutável de acordo com os tempos e geografias de quem a redige, ela é imperfeita e incompleta por maior que seja o seu conteúdo discursado ou escrito.
Teós é eterno, sempre existiu e nunca deixará de existir; a Teologia é temporária, novas Teologias surgirão e muitas já deixaram de existir. Teós é uno, é singular; a Teologia é multi, é plural: tem falsa e verdadeira, exclusivista e inclusivista, conservadora e moderna, fundamentalista e liberalista, atual e antiquada, utilitarista e sectarista, e assim se desdobra a Teologia em várias caras e cores atendendo aos mais variados gostos e expectativas.
Isto posto como fato incontestável, não consigo pensar em tragédia espiritual maior para o cristão que conhecer a Teologia e não conhecer a Teós.
Infelizmente é possível aprender Teologia sem conhecer a Teós, e até ser Teólogo sem conhecer Teós. Mas, não é possível ser salvo sem conhecê-lO. É
imprescindível conhecer a Teologia certa, mas conhece-la, não significa conhecer a Teós certo. Conhecer mais teologia me fará mais culto. Conhecer mais a Teós me fará mais santo, mais crente, mais vivo, mais fiel, enfim, mais cristão e menos pagão. 
Conhecer mais Teologia me fará pregar melhor sobre o assunto; conhecer Teós me fará viver melhor e evidenciá-lo em cada gesto, cada palavra, cada
expressão do meu ser. A Teologia não é naturalmente antagônica a Deus, só se torna tal quando se dissocia da revelação escrita de Deus ou quando tomada como suficiente sem Deus. Portanto, conhecer mais de Teologia é bom, principalmente quando a conhecemos de joelhos dobrados diante de Deus.
Mas lembre-se, conhecer Teologia, não é o mesmo que conhecer mais a Deus. Sendo assim, “… conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” Teós (Os. 6:3a).
Pr. Izaias Cunha
Pastor da IPB Filadélfia – Dourados – MS