Todo ser que respira, louve ao Senhor
“Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmo 150.6)
Deus é o único ser a quem fica bem o cântico de louvor. Deus é grande em poder, exaltado em glória, cheio de majestade, encharcado de amor e de graça. Seus atos poderosos são expressivos e se mostram nas obras da criação e da redenção.
Deus precisa ser louvado no santuário e no firmamento, ele deve ser louvado com tudo o que temos e com tudo o que somos, mas, agora, ao concluir o salmo, o salmista afirma que todo esse movimento de louvor e adoração a Deus deve ser prestado por todos os seres que respiram.
O pastor Thomas Tronco afirmou: “Parece que ele é feito não simplesmente pensando no conjunto dos adoradores, mas na dignidade do ser adorado, merecedor do louvor dos servos, da humanidade inteira e até, se possível fosse, de toda a fauna. O fato é que todos são chamados, mas dos servos se requer como obrigatória a adoração ao criador de tudo que existe e ao redentor dos que creem em Cristo”. Todos são convocados a louvarem ao Senhor, mas, aos salvos essa convocação é uma ordem, um mandamento.
O salmista escreve um livro de cânticos ao Senhor. Ele explica que toda a criação, todas as suas criaturas louvam a Deus. Descreve o louvor dos seres inanimados, das criaturas irracionais e dos seres celestiais. Todo o universo louva ao Senhor
Agora ele convoca os seres que respiram, entre eles, o homem, que convencido por sua própria racionalidade, louve a Deus. É uma convocação feita pelo salmista para que os seres que respiram reconheçam a grandeza de Deus e o louvem de forma espontânea e voluntária, convencido de que Deus é merecedor de toda adoração.
O louvor deve acontecer no tempo da respiração, quando cessar a respiração não haverá mais como louvar o Senhor nessa atual ordem de existência: “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?” (Salmo 6.5). Louvemos a Deus enquanto estamos vivos, respirando aqui na terra, pois esse tempo vai terminar.
Aproveitemos ao máximo nossa vida terrena para exaltar, bendizer, louvar, glorificar e adorar ao Senhor, pois ele merece, ele é digno. A ele fica bem o cântico de louvor. Se você respira, então louve ao Senhor, pois, nossa confissão de fé ensina que: “O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”.
Pr. Izaias Cunha