TRABALHO NÃO É CASTIGO, É BÊNÇÃO
Certa vez, ouvi a seguinte reclamação: “Um dia, vou ter uma conversa séria com Adão, pois foi por causa da sua desobediência que o homem agora precisa trabalhar para viver”.
O amor ao serviço bem feito faz com que a vida se torne sempre uma aventura fascinante. Se o homem não tivesse tarefas a cumprir, metas a alcançar, teria uma vida vazia, sem sentido, sem propósito.
Quando Deus disse a Adão que teria de suar para comer o seu pão, não estava dizendo que o trabalho seria o castigo pela sua desobediência, mas que a vida seria dificultada pela entrada do pecado no mundo, agora em caos.
A atitude do ser humano que encara o trabalho como um mal necessário é um dos frutos do pecado, pois o trabalho é bênção que torna a vida saborosa e frutífera. Encare o trabalho como propósito de vida, não como uma carga a ser suportada. Aliás, Adão antes da queda já trabalhava como jardineiro, foi dada a ele a responsabilidade de cuidar do que Deus criou.
Como fazer para gostar e ser bem sucedido em sua profissão?
- MUDE:
As vezes é até o caso de mudar de emprego, mas sempre você deve mudar a sua atitude interior para com o trabalho. Pare de reclamar, de resmungar, comece a agradecer a Deus pelo seu trabalho diariamente. Lembre-se que o desemprego é grande e que o seu trabalho é uma bênção de Deus.
- TORNE-SE O MELHOR NA SUA ÁREA:
A Bíblia diz: “Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto, e não entre a plebe” (Pv. 22:29). Se você vende pipocas, seja o melhor dos pipoqueiros, se você é pedreiro, seja o melhor dos construtores e assim por diante. Faça um up grade na sua formação, estude, aprimore seus conhecimentos, participe de congressos, seminários, cursos, tudo aquilo que possa enriquecer o seu currículo. Não fique para trás e lembre-se: o mundo de hoje não é mais o mesmo de quando você se formou, ele está em constantes mudanças e precisamos acompanhá-las.
- VEJA O SEU TRABALHO COMO UM SERVIÇO AO SENHOR:
“O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem fazendo para o Senhor e não para as pessoas” (Cl. 3:23).
Por mais simples ou complexo, comece a ver o seu trabalho com os olhos da fé e como um serviço que você presta a Jesus. Na eternidade prestaremos contas a Deus daquilo que fazemos aqui, por isso, seu maior compromisso é com o Senhor.
Enquanto você trabalha, você está cultuando ao Senhor. Porque quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa que seja para a glória de Deus.
“Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos. Você comerá do fruto do seu trabalho, e serás feliz e próspero” (Sl. 128:1-2).
Que neste primeiro de maio você reflita seriamente sobre este dia que valoriza o trabalho como uma bênção de Deus. Deus te abençoe e vamos em frente!
Pr. Izaias Cunha