Nossa Igreja está completando neste ano 41 anos de organização eclesiástica e já por 11 anos estamos adotando a visão ministerial do Discipulado. Somos uma igreja focada na formação de discípulos de Jesus, como Ele mesmo nos ensinou por meio de suas palavras em Mateus 28.18-20: “Ide, portanto, e fazei discípulos…”.
É muito importante entender as intenções de Jesus quando disse aos discípulos que não apenas evangelizassem, mas também fizessem discípulos. Jesus dedicou toda sua energia à tarefa de fazer um pequeno número de discípulos durante três anos. Ele procurava seguidores que assumissem a responsabilidade de levar adiante a obra de salvar o mundo e estabelecer o Reino de Deus.
O Treinamento por Discipulado, portanto, é uma estratégia da Filadélfia, que anualmente mantém uma escola de Treinamento na formação de novos discípulos de Jesus agregados à sua Igreja, que haverão de ser bênção na vida diária do corpo de Cristo, se dedicando, se entregando, se doando ao serviço e ao trabalho do Senhor.
A Igreja é encarregada de gerar discípulos de Cristo. Quem participa da Igreja precisa se tornar discípulo de Jesus. O Treinamento por Discipulado mobiliza toda a Igreja, concentrando-se, porém, num pequeno grupo de indivíduos de cada vez. Apesar de ser um caminho difícil, nestes 11 anos, entretanto, nossa Igreja tem conseguido muitos frutos, com as bênçãos de Deus, com muitos discípulos comprometidos com o Evangelho da graça e com a obra de Deus.
Neste domingo, para a glória do Senhor, estaremos realizando a formatura de mais 15 discípulos de Jesus que estarão servindo uns aos outros com seus dons, e desse modo, desempenhando um papel relevante para o cumprimento de Efésios 4.12- 13: “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Deus quer todos envolvidos com sua obra, ninguém deve ficar de fora, ninguém foi salvo pela graça para ficar à toa, desocupado no Reino de Deus, todos possuem pelo menos um dom e precisam exercê-los.
No ano de 2024 teremos uma nova turma de irmãos que estão sendo recebidos como membros da Igreja e você que de repente já é membro e ainda não fez o Discipulado, tome uma decisão de começar a fazer. Esse é o modelo, o padrão de liderança que Jesus nos mostrou. Queremos por meio do discipulado recuperar a essência e o chamado da Igreja, a fim de fortalecer os membros e revitalizar sua imagem. O Treinamento por Discipulado é o meio mais bíblico e eficaz de despertar os membros para sua identidade e seu chamado. Vamos em frente, seguindo no propósito de fazer discípulos! Seja um deles você também.
Pr. Izaias Cunha
Pastor da IPB Filadélfia – Dourados – MS