Skip to content

Uma Igreja com propósitos

Uma Igreja com propósitos

Com a pandemia de 2020 que atingiu a todos no mundo inteiro, refleti muito sobre a necessidade de resignificar o sentido da Igreja para a vida dos membros. Toda liderança séria comprometida com Deus está sempre preocupada com a saúde da Igreja, e a tarefa da liderança da Igreja é descobrir e remover barreiras e doenças que restringem o crescimento, para que haja um desenvolvimento natural e sadio.

O maior desafio para 2021 será a saúde espiritual e não o crescimento da Igreja. Se nos concentrarmos somente no crescimento estaremos nos desviando da verdadeira meta. Quando as Igrejas estão saudáveis, elas crescem como Deus determinou. Igrejas saudáveis não necessitam de atrativos para crescerem. Elas crescem naturalmente.

É partindo dessa indagação que precisamos ser, mais do nunca em nossa geração, uma Igreja com propósitos. Nossa Igreja tem uma visão que se desdobra em quatro propósitos principais, a razão de ser de nossa Igreja:

  1. AMAR A DEUS – A palavra que descreve esse propósito é ADORAÇÃO. Nossa Igreja existe para adorar a Deus. Somos ordenados pela Escritura a celebrar a presença de Deus.
  2. AMAR O PRÓXIMO – A palavra para descrever esse propósito é MINISTÉRIO. Ministério é demonstrar o amor de Deus aos outros, atendendo suas necessidades e curando suas feridas em nome de Jesus. Cada vez que você está tocando a vida de alguém com amor por meio do seu ministério, você está ministrando a essa pessoa.
  3. SERVIR AO CORPO DE CRISTO – A palavra que usamos para nos referirmos a este propósito é DISCIPULADO. A igreja existe para edificar ou educar o povo de Deus. Discipulado é um processo de ajuda ao povo para que ele se torne mais parecido com Cristo em pensamento, sentimento e ação. Quando alguém se decide por Cristo, deve tornar-se um discípulo. É responsabilidade da Igreja desenvolver a maturidade espiritual das pessoas. É preciso equipar o povo de Deus para servirmos à sua Igreja.
  4. EVANGELIZAR – A Igreja existe para comunicar a Palavra de Deus. Somos embaixadores de Cristo e nossa missão é evangelizar o mundo. Jesus nos ordena a ir e falar para o mundo a mensagem da salvação. Enquanto houver uma pessoa no mundo que não conhece a Cristo, a igreja tem o mandamento de continuar crescendo. O crescimento não é opcional, é uma ordem.

Que neste ano de 2021 continuemos sendo uma Igreja Bíblica, contemporânea (não confundindo métodos com a verdade, A MENSAGEM NÃO PODE MUDAR, mas os métodos devem se atualizar a cada geração), acolhedora de pessoas, presente na cidade e parceira na evangelização do mundo. Junte-se a nós neste grande desafio de sermos Igreja em meio à pandemia, vivendo com propósito o chamado que Deus nos deu. Você se encaixa nestes propósitos? Quem é você no corpo de Cristo? Pense nisso e vamos juntos.

Pr. Izaias Cunha