Você se considera um discípulo de Cristo?
Neste domingo estaremos realizando a formatura de mais uma turma do “Treinamento por Discipulado”, filosofia pastoral do meu ministério e visão pastoral do nosso Conselho, que desde 2012 vem desenvolvendo esta visão pastoral que tem pelo menos três desdobramentos práticos e importantes para a dinâmica da Igreja, sendo eles:
- LEIGOS COOPERADORES – Na medida em que formamos novos discípulos de Jesus e os capacitamos para o desenvolvimento do seu ministério na Igreja, todo membro deixa de ser um expectador e passa a ser um servo diligente na obra de Cristo, sendo protagonista e não um coadjuvante do grande cenário que Deus preparou para todos nós de serviço no Reino de Deus. Precisamos de todos no serviço de Cristo, a multicolorida graça de Deus nos deu dons variados para que todos sirvam e para que possamos crescer e ver Cristo glorificado. O pastor e conselho não podem fazer o trabalho sozinhos e na medida em que nutrimos os discípulos de Cristo eles se envolvem com alegria e prazer no trabalho do Senhor, deixando ser críticos ácidos e amargos do trabalho, para serem parceiros e cooperadores da obra confiada a nós. Quando investimos nos membros eles não criticam, mas cooperam. É o sacerdócio universal dos crentes sendo aplicado de forma eficaz.
- CRESCIMENTO CONTÍNUO – o discipulado é uma caminhada longa de acompanhamento pastoral, de orientação bíblica e doutrinária, instrução teológica, mas acima de tudo, vida prática, porque não podemos desconectar doutrina da vida prática, precisamos viver o que pregamos e o discipulado torna-se numa ferramenta poderosa da ação do Espírito Santo na vida de todos que fazem discipulado para que cresçam continuamente no Senhor. Veja que não é um currículo focado numa receita de bolo, faça isso e pronto, não, usamos a palavra “caminhada” porque temos um programa voltado para ser um tempo de vida juntos, de aprendizado e crescimento. Paulo falando para os crentes de Tessalônica usou várias vezes expressões do tipo: “[…] Continues progredindo cada vez mais […]”; “[…] a progredirdes cada vez mais […]”; “[…] a vossa fé cresce sobremaneira […]”; “constância” (1 Ts. 4.1; 4.10; 2 Ts. 1.3; 1.4), expressões que nos transmitem esse crescimento contínuo que o crente deve ter sempre na caminhada cristã. Crente que não está crescendo, está atrofiando, morrendo, deixando de ser o que Deus quer que ele seja.
- UMA IGREJA SAUDÁVEL – Uma igreja bem instruída teológica, doutrinária e espiritualmente, não pode ser uma igreja doente. A saúde da Igreja será um desdobramento natural. É isso que temos visto em nossa Igreja. Quem é contra a filosofia de ministério do discipulado é contra Cristo e sua obra, porque tudo o que Ele fez ao longo do seu ministério foi preparar 12 discípulos que revolucionariam o mundo após sua ressurreição, exaltação e glorificação. Quem é um crítico do discipulado de nossa igreja, é um crítico de Cristo e não tem humildade para perceber que agindo assim essa pessoa não está apta para servir a Cristo e sua Igreja e muito menos liderar alguém em qualquer ministério em nossa Igreja. Uma igreja cheia de discípulos, é uma Igreja saudável, uma igreja cheia de homens e mulheres obedientes a Jesus, bem resolvidos emocionalmente, não ensimesmados, jamais cismáticos e nunca divisionistas. Quem sai da igreja corrompendo outras pessoas a seguirem esse caminho trágico, é alguém que precisa entender o que de fato significa ser discípulo de Cristo, porque os verdadeiros discípulos são agregadores, acolhedores, desejosos sempre de ver os outros crescer, de integrar e apoiar o ministério do outro.
Igreja sem obediência é uma igreja sem Jesus, e por isso, na IP Filadélfia, podemos dizer que para fazer parte dessa comunidade de fé, você precisa ser discípulo, se não o for, essa igreja não serve para você. Você é discípulo de Cristo? Você entende o que significa ser discípulo? Que continuemos crescendo com muitos e muitos discípulos de Cristo e que nossa Igreja possa continuar fazendo o que Jesus mandou: “Discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Deus seja louvado! Parabéns para a turma da “pandemia” que ficou firme ao longo desse ano. Continuem firmes e crescendo dia a dia no Senhor Jesus, que a fé de vocês continue progredindo. Com carinho, seu pastor!